Câmara Portuguesa de SP homenageia Abel Ferreira no jantar de 110 anos

O presidente da Câmara Portuguesa, Nuno Rebelo de Sousa, Abel Ferreira, personalidade agraciada este ano e o empresário Sérgio Costa Sousa (BomPorto).

Por Odair Sene
Mundo lusíada

 

A Câmara Portuguesa de São Paulo realizou seu tradicional jantar de aniversário neste dia 15 de novembro (feriado da Proclamação da República), para comemorar seus 110 anos de fundação.

Como acontece em todos os anos, a entidade escolhe (por votação dos associados) uma personalidade para homenagear. E desta vez o nome escolhido foi o técnico do Palmeiras, o português Abel Ferreira, a nova “Personalidade do Ano 2022” foi distinguido perante uma platéia de portugueses e luso descendentes empresários ligados à Câmara Portuguesa, que foram sim aplaudir essa figura destacada entre os portugueses em atividade no Brasil.

Abel Ferreira foi eleito o melhor técnico do futebol brasileiro pelo “Troféu Mesa Redonda” organizado pela TV Gazeta. Recebeu o “Bola de Prata” pela ESPN. Também pelo “O Globo/Extra” em 2020 o melhor treinador da América do Sul. Pelo “El País” em 2021 foi eleito o melhor treinador português atuando no exterior pelo CNID em 2022.

E com tanto reconhecimento, seu nome vem sendo ventilado para um possível convite da CBF para substituir Tite que já anunciou seu desligamento da Seleção Brasileira após a Copa.

Numa recente entrevista, a presidente – e maior patrocinadora – do Palmeiras, Leila Pereira, disse que conta com Abel no clube “até o último dia do seu segundo mandato”, ela ainda está no primeiro e espera ser reeleita, mas entende que uma saída de Abel para a Seleção seria uma grande realização para sua carreira.

No último dia 02 de novembro, o Campeonato Brasileiro de 2022 teve o anúncio do campeão: o Palmeiras do técnico português Abel Ferreira e com três rodadas de antecedência. Abel e sua comissão escreveram assim mais uma página de um livro vitorioso no Brasil que só acumula vitórias e títulos.

Com o título do Brasileirão 2022, Abel faturou o sexto troféu pelo Palmeiras e igualou Felipão, ficando atrás apenas de Ventura Cambon (7), Vanderlei Luxemburgo (8) e Oswaldo Brandão (10). Os portugueses, que desembarcaram no Brasil no dia 2 de novembro de 2020, já haviam sido campeões da Conmebol Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Campeonato Paulista (2022).

Além de Abel Ferreira e sua esposa Ana Xavier, o evento contou com convidados como Leila Pereira, presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, ex-presidente do Palmeiras, o Consul Geral Adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, o Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu, o Diretor da AICEP, Francisco Saião Costa, e Bernardo Cardoso, do Turismo de Portugal.

Os convidados foram recebidos pelo presidente da Câmara Portuguesa, Nuno Rebelo de Sousa, os vice-presidentes Leila Pigozzi Alves e João Ribeiro da Costa, a diretora Joanna Tristão, e diversos representantes das empresas patrocinadoras e associadas.

Todos os presentes receberam um inédito livro sobre a história dos 110 Anos da Câmara Portuguesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »