Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada
Advogado de profissão, Paulo Elísio de Souza assume atualmente a presidência da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro – a mais antiga do mundo -, que está completando 100 anos dedicados a estreitar os laços entre Brasil e Portugal. No auge das comemorações desse centenário, estão preocupações com o futuro das relações entre os dois países.
Para marcar esta data, a Câmara Portuguesa do Rio pretende promover diversas atividades, entre elas o lançamento de um livro comemorativo dos 100 anos da instituição, abordando a evolução do comércio português no Rio de Janeiro ao longo do século XX, além de um jantar no Museu Histórico Nacional contando com a apresentação da fadista Ana Sofia Varela e do guitarrista Pedro Jóia, tudo com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva.
A par de toda uma rotina no mundo empresarial, Paulo Elísio de Souza afirma gostar de estar com a família e receber amigos. Nos momentos de lazer costuma caminhar pelo calçadão da orla marítima carioca, freqüentar livrarias, teatros e cinemas. O Mundo Lusíada conversou com esse responsável sobre as atividades da Câmara no Rio, os problemas financeiros e governamentais pelos quais passa Portugal e o relacionamento dessa entidade com a comunidade portuguesa no Rio. Confira a entrevista a seguir.
ML – Como a Câmara vê esse momento difícil que Portugal está passando?
O novo governo liderado por Pedro Passos Coelho ajudará o país a trilhar o caminho certo e voltar a crescer. Portugal já está recebendo ajuda financeira e adotando medidas que permitirão ao país responder positivamente aos desafios a serem enfrentados para sair da crise e fortalecer o país.
ML – De que forma essa problemática financeira e de governação em Portugal pode afetar a visão estratégica empresarial por parte de empresários portugueses aqui no Rio?
Portugal continua se expandindo para outros mercados e deverá reforçar ainda mais a sua presença no Brasil nos próximos anos. Impulsionadas pelo momento favorável da economia brasileira e atraídos pelas excelentes oportunidades no Rio de Janeiro, sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos, temos recebido grande volume de investimento português, em setores como telecomunicações, energia, construção civil, turismo, informática, finanças, entre outros. E continua havendo um enorme interesse de empresas portuguesas em se instalar no Rio.
ML – Numa época de recessão em Portugal, como vê a participação dos possíveis novos investimentos brasileiros em Portugal? A Câmara do Rio vem trabalhando iniciativas neste sentido?
Aproveitando as vantagens oferecidas por Portugal, temos levado empresas interessadas em estabelecer parcerias com empresários portugueses ou mesmo investir no país, a encontrar em Portugal a porta de entrada para a Europa, o que garante o acesso a 500 milhões de consumidores europeus. Portugal se modernizou, possui hoje um elevado grau de desenvolvimento tecnológico e uma excelente infra-estrutura nas áreas de comunicação, transporte e logística. Os custos operacionais são os mais competitivos da Europa, os recursos humanos são altamente qualificados e os procedimentos administrativos estão cada vez mais simples, graças ao reconhecido trabalho implantado pelo Instituto dos Registros e do Notariado de Portugal. Por isso, reúne todas as condições de receber empresas que queiram se expandir e conquistar novos mercados.
ML – Que atividades a Câmara desenvolve no Rio de Janeiro?
A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro mantém-se como elo nas relações econômicas luso-brasileiras, visando o incentivo às atividades comerciais, econômicas, tecnológicas, sociais e culturais entre Brasil e Portugal. Um dos nossos principais objetivos é aproximar empresas que buscam uma inserção competitiva no cenário global e gerar oportunidades que possam contribuir para o crescimento dos dois países. O centenário da Câmara representa um marco zero da instituição, que vem passando por mudanças para atrair novos associados e estimulando ainda mais as relações bilaterais entre Brasil e Portugal.
ML – Qual é o relacionamento dessa instituição com a comunidade portuguesa?
A Câmara Portuguesa do Rio promove eventos e palestras com diferentes temas de interesse de seus associados, com o objetivo de reunir a comunidade luso-brasileira, trocar informações e reafirmar os laços. Nos últimos meses, organizamos ações como um concurso entre confeitarias para a escolha do melhor Bolo-Rei do Rio de Janeiro, uma degustação de vinhos do Douro, um almoço-palestra com o Presidente do Instituto dos Registros e Notariado de Portugal, Dr. António Figueiredo, um almoço-palestra institucional com o Banco Banif, entre outros. Novos eventos estão programados para os próximos meses.
ML – Quais foram os resultados da ação da Feira Invest Lisboa para captação de investimentos brasileiros no Rio de Janeiro?
Em ação conjunta com a Firjan, Sebrae, Centro de Negócios da AICEP da América do Sul e o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro foi promovido, no final de maio, uma apresentação da Invest Lisboa no Rio de Janeiro, que atraiu a presença de investidores e empresários interessados em internacionalizar suas empresas e conhecer as vantagens e oportunidades que Lisboa tem a oferecer.
ML – Já tem agendado o próximo Congresso Empresarial Brasil-Portugal entre as Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil?
Em parceria com o Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro será a anfitriã do 6º Encontro de Negócios Brasil Portugal, que acontecerá no dia 16 de setembro deste ano, no Hotel Marriott Copacabana. O encontro terá por objetivo discutir as relações comerciais e o fluxo de investimentos, com pronunciamentos e exposições de autoridades, representantes e técnicos de ambos os governos, bem como do empresariado, apontando entraves, soluções e oportunidades para o comércio e investimentos bilaterais.
ML – A Câmara de Comércio no Rio prepara a sua comemoração de 100 anos. Como serão essas comemorações?
A Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro lançará em setembro o livro comemorativo dos 100 anos da instituição. A obra abordará a evolução do comércio português no Rio de Janeiro ao longo do século XX e mostrará a fundamental importância da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro nas relações econômicas, políticas e sociais entre o Brasil e Portugal. Outro evento que marcará o centenário será um jantar no Museu Histórico Nacional, no dia 17 de setembro, com a apresentação da fadista Ana Sofia Varela, acompanhada pelo guitarrista Pedro Jóia. O jantar será precedido de uma missa a ser celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, no Centro do Rio. Os eventos contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, e têm como Presidente de Honra o embaixador de Portugal no Brasil, Dr. João Salgueiro. Autoridades portuguesas e brasileiras estão convidadas a participar das festividades.
LEIA MAIS >> Centenário da Câmara Portuguesa do Rio mobiliza personalidades políticas