Da Redação
A Câmara Municipal de Setúbal homenageou, esta terça-feira, José Mourinho, com uma Avenida em seu nome. O treinador português do Manchester United falou sobre a homenagem.
“É uma situação um bocadinho estranha para mim, porque Setúbal continua a ser a única cidade onde eu me sinto eu, Zé, Zé Mário. Onde as pessoas me tratam normalmente e me fazem sentir bem. O que fiz e tento fazer na minha profissão é um extra à minha essência, ao que eu sou. Sou setubalense puro, com todas as qualidades e defeitos. E, por isso, agradeço esta honra e emociona-me”, declarou à imprensa.
“Venho a Setúbal porque amo Setúbal. Porque os meus amigos me chamam Zé e se deixam dessas tretas de ‘Special One’. Agradeço muito, eu troco homenagens por vitórias e esta é a única que eu não trocava. Setúbal para mim é paz.”
Questionado sobre a possibilidade de um dia poder viver na Avenida com o seu nome, o Mourinho mostrou-se dividido pelo desejo de continuar perto dos filhos. “Mas Setúbal é sempre a nossa casa”, disse.
A presidente da Câmara de Setúbal afirmou que a decisão do município de atribuir o nome do técnico setubalense a uma avenida da cidade é uma homenagem mais do que justificada. Maria das Dores Meira referiu-se a José Mourinho como um “filho de Setúbal, homem do mundo, personalidade global” e “um desses setubalenses que nos enchem o coração de orgulho, porque ele é mesmo especial, tem um talento especial, tem especial amor pela sua terra”.
A inauguração foi adiada para depois das eleições para nao ser visto “como uma mera ação de campanha”. “Queria dar-lhe os parabéns pela sua goleada já esperada. A presidente é um bom exemplo de que nem só os nascidos em Setúbal amam Setúbal e fazem alguma coisa por Setúbal”, sublinhou Mourinho sobre a vitória expressiva da autarca natural de Almada.
A nova avenida compreendida entre a Rua dos Trabalhadores do Mar e o Parque Urbano de Albarquel passa a ser a nova denominação da antiga Rua da Saúde, localizada na frente ribeirinha de Setúbal.
A requalificação da frente ribeirinha resultou num investimento autárquico na ordem de um milhão e 294 mil euros, comparticipados em 776 mil euros por fundos comunitários. A área degradada e ocupada por detritos resultantes de estaleiros navais e embarcações abandonadas foi convertida num passeio ribeirinho, áreas de recreio, plantação de árvores e uma ligação ao Parque Urbano de Albarquel.
José Mário dos Santos Mourinho, filho do falecido futebolista José Mourinho Félix e de Maria Júlia Mourinho Féliz nasceu a 26 de Janeiro de 1963, onde completou o ensino secundário, e acontece na altura dos 50 anos do treinador português.