Câmara Municipal de São Paulo inicia comemorações do Dia de Portugal

 

O Jornal Mundo Lusíada foi um dos homenageados na Sessão Solene que destacou personalidades e entidades da comunidade luso-brasileira

 

Vanessa Sene | Mundo Lusíada

 

A comemoração do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesa se iniciou na sexta-feira, 09 de junho, com a Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Toninho Paiva, um evento anual que homenageia entidades, associações, e personalidades de destaque da colônia portuguesa.

 

O vereador Toninho Paiva abriu a sessão com a participação de alguns representantes de comunidade luso-brasileira, entre eles o editor do Jornal Mundo Lusíada, Odair Ricardo de Sene, que também foi reconhecido por sua contribuição à aproximação de Portugal e a comunidade de São Paulo.

 

Foram reunidas 22 personalidades luso-brasileiras, entre eles o advogado Paulo Porto, a poetisa Celeste Manzini, o presidente do Clube de Portugal do ABC, André Magalhães, o presidente do Elos Clube do ABC, Arnaldo Nobre, o professor João Baptista de Oliveira, a cantora Elyana Martins, o diretor do grupo Lusanet Emídio Tavares, o presidente da Provedoria Portuguesa de São Paulo, Fernando Ramalho.

 

Estiveram na mesa de trabalho da Sessão Solene, o presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva, o Cônsul Geral de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, o vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Toninho Paiva, e o presidente da Ordem Nacional dos Escritores, o escritor José Verdasca.

 

O vereador Toninho Paiva falou sobre a importância desta comunidade no Brasil também por conta dos seus pais e avós.

Descendentes de portugueses, Toninho diz ser importante a homenagem à comunidade que sempre fez história no país. Este é o quinto ano do vereador do Partido Liberal (PL) à frente da Câmara Municipal.

 

Odair Sene, editor do Jornal Mundo Lusíada recebe homenagem

 

 

Sobre a Copa do Mundo, ele afirmou que a comunidade vai torcer com expectativa por Portugal, o time que conta com um brasileiro no comando, o técnico Felipe Scolari. “O Brasil já avançou tanto pelas mãos dos portugueses, quem sabe agora na Copa, os portugueses podem chegar a Campeão do Mundo pelas mãos de um brasileiro” disse o vereador.

 

Antonio de Almeida e Silva, presidente do CCP, elogiou a promoção anual e a colaboração do vereador Toninho Paiva na homenagem aos portugueses do Brasil em sua “casa”, a Câmara Municipal.

 

Dentre as citações, Almeida e Silva louvou a iniciativa do também homenageado Emídio Tavares, responsável pelo grupo Lusanet e colaborador do Mundo Lusíada, sobre o projeto-lei assinado em 13 de maio instituindo a nova dominação da Estação Tietê para Estação Portuguesa Tietê, em homenagem à comunidade e em referência à Portuguesa de Desportos que se localiza próximo à estação de metrô.

 

Durante seu discurso, José Verdasca, presidente da Ordem Nacional dos Escritores, falou da história portuguesa no Brasil e da grandiosidade da comunidade luso-brasileira. Ao Mundo Lusíada, Verdasca afirmou que este ano reuniu muitas pessoas da comunidade. “Foi maravilhoso porque jamais havia tido tanta gente no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Foram cerca de 400 pessoas, o que superou todas as expectativas”.

 

Apesar de todo trabalho, o escritor ficou felicíssimo com o resultado. “Recebi dezenas de pessoas que me cumprimentaram, contentes também, é isso que faz minha felicidade”. Em Plenário, Verdasca ainda chamou a atenção para a ausência do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Luis Barreira de Sousa, que não respondeu ao convite sobre o evento.

 

A homenagem foi marcada ainda pela apresentação do grupo Jograis Fernando Pessoa, em recital com poemas do português, dentre outros poetas. Ao final, os convidados seguiram para um coquetel, também no primeiro andar, na Câmara Municipal de São Paulo.

 

>>Confira a Galeria de Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *