Da Redação
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, anunciou no final de fevereiro que vai realizar encontros com sabugalenses que residem fora do concelho com o objetivo de os mobilizar para o desenvolvimento da terra natal.
“Vamos iniciar em março os denominados encontros da diáspora sabugalense com o objetivo de captar investimento, atrair pessoas e valorizar o território”, disse à Lusa o autarca.
Segundo António Robalo, o plano visa sensibilizar os elementos da diáspora nacional e internacional sobre “as mais-valias do território, para olharem para o território de outra forma e perceberem aquilo que é hoje o concelho do Sabugal”.
Este ano,a autarquia irá promover três encontros, sendo o primeiro em Lisboa, no dia 21 de março, o segundo em Paris (França), a 23 de maio, e o terceiro no Sabugal, na data de 08 de agosto.
“Os encontros deverão contar com intervenções dos mais destacados sabugalenses de modo a definir estratégias de visibilidade do concelho, dos seus produtos e saberes, de atração de turismo, investimento e residentes”, adiantou.
O autarca referiu à Lusa que os encontros “assumir-se-ão como pilares para a criação efetiva da Rede Sabugal Primus, que se pode constituir como estrutura associativa, com respectivos órgãos de gestão e com um conselho consultivo”.
A Rede Sabugal Primus deverá ser promovida pela câmara do Sabugal “junto da diáspora nacional e internacional”, de pessoas com ligações familiares, comerciais, culturais, científicas ou de afetividade ao concelho.
“Nesses encontros será transmitida uma mensagem do Sabugal no passado e do atual e dos desafios que se colocam ao concelho. Também será abordada a localização geográfica e serão dados exemplos de projetos em que podem apostar”, indicou.
António Robalo acredita no sucesso da iniciativa que permitirá criar um “lóbi” e “uma forma mobilizadora dos naturais” daquele concelho do distrito da Guarda que faz fronteira com Espanha.