Mundo Lusíada
Com agencias
A Câmara Municipal do Fundão vai criar juntamente com a Prefeitura de Campinas, no Estado de São Paulo, um Centro de Apoio a Negócios, que pretende afirmar-se como um espaço de ajuda para empresas brasileiras que desenvolvam atividade em Portugal.
De acordo com o projeto previsto, o centro começará a funcionar no início do próximo ano, a partir do Fundão, mas contará uma extensão no Parque das Nações, em Lisboa, estrutura que também integrará uma área de `cowork` e sala de reuniões para empresas fundanenses que necessitem de recorrer a um espaço na capital.
“Para nós, é fundamental que as empresas que queiram fixar-se ou que já estejam no Fundão possam contar, sempre que necessitem, com uma porta aberta em Lisboa, porque isso pode facilitar-lhes a concretização de contatos e projetos, além de também poder ser uma vantagem para a mobilidade e captação de empresas que procuramos para o nosso território”, explicou o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
Por outro lado, no que se refere à componente de colaboração com o Brasil, o centro deverá contribuir para “atrair mais empresas e investimento de caráter tecnológico” para este concelho do distrito de Castelo Branco.
A cidade de Campinas tem mais de mil empresas de caráter tecnológico e de desenvolvimento de software – sendo mesmo conhecida como a “Silicon Valley” do Brasil – o autarca também salientou a importância deste projeto no que concerne à continuidade da aposta que o município tem feito em termos de captação de empresas de base tecnológica.
Situada no interior do estado de São Paulo, Campinas fica distante 99 km a noroeste da capital paulista, e conta atualmente com cerca de 1 milhão de habitantes. A cidade portuguesa de Fundão fica no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 8 mil habitantes, e limitado a norte pelos municípios da Covilhã, Belmonte e Sabugal.
As duas cidades contam com um termo de cooperação assinado desde 2012. Este ano, uma nova visita da comitiva portuguesa teve por objetivo estreitar mais os laços entre Campinas e Fundão.
O prefeito Jonas Donizette recebeu em outubro uma comitiva da cidade de Fundão, para apresentar a evolução da parceria entre as cidades e também propor novos projetos que promovam o intercâmbio e os negócios, além de estreitar laços turísticos entre os dois países.
Representantes de Fundão já estiveram em Campinas também em 2014, quando foi assinado um convênio com a Unicamp na área de tecnologia. O resultado desse convênio foi a inauguração, no ano passado, do Centro de Biotecnologia de Plantas de Beira Interior, no município de Fundão. Na altura, o presidente da Câmara Paulo Fernandes, agradeceu ao prefeito Jonas Donizette todo o apoio institucional que a Prefeitura de Campinas forneceu, e continua a oferecer, à evolução do acordo de cooperação e ao convênio. Fernandes explicou que o Centro de Biotecnologia está, inclusive, com pesquisadores de Campinas.
Paulo Fernandes ainda propôs ampliar a relação com a cidade de Campinas, expandido o acordo de cooperação para outras áreas relacionadas às empresas de base tecnológica. A comitiva portuguesa participou da 3ª edição do Inova Campinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado, no último mês de outubro, no Instituto Agronômico de Campinas.
Durante o Inova, os representantes de Fundão apresentaram um Portal desenvolvido em Portugal, utilizado para a troca de experiências, capacidades e oportunidades de negócios entre as empresas que fazem parte da Ciatec (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas), bem como aquelas que participam de demais incubadoras e parques tecnológicos locais, e as empresas localizadas em Fundão.
Em Campinas, os portugueses também querem estreitar os laços de turismo entre os brasileiros que viajam para Portugal, para que possam incluir em seu roteiro a visita a Belmonte, a cidade berço de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.