O sistema de pré-pagamento de energia elétrica vai ser estendido a todos os edifícios públicos.
Da RedaçãoCom Portugal Digital
O governo de Cabo Verde elaborou um projeto piloto de implementação do sistema de pré-pagamento de energia elétrica nos edifícios públicos, com o propósito de racionalizar e otimizar o seu consumo nos serviços da Administração Pública.
De acordo com uma fonte do Ministério do Turismo, Indústria e Energia, este tipo de sistema "estimula o uso racional de energia, permitindo aos responsáveis pelos serviços administrativos do Estado uma gestão mais fácil da despesa com energia e uma maior transparência e qualidade de serviço".
A fonte revelou ainda que, visando a concretização do projeto, o Ministério das Finanças, a Empresa de Electricidade e Água (ELECTRA) e a RESUL – Equipamentos de Energia, assinaram um contrato que prevê o fornecimento de 100 contadores e respectivo sistema de gestão, que já se encontram em funcionamento em algumas instituições estatais.
Por ser um exemplo de sucesso, o sistema de pré-pagamento de energia elétrica vai ser estendido a todos os edifícios públicos.
Com o objetivo de divulgar esta tecnologia e os seus resultados, será realizado em breve nas cidades da Praia e do Mindelo, os dois principais centros urbanos do arquipélago, um workshop sobre o tema "Pré-pagamento de Energia Eléctrica em Cabo Verde".
O seminário contará com a participação de especialistas internacionais que vão compartilhar as suas experiências e explicar aos responsáveis dos serviços da administração pública o funcionamento e as vantagens do sistema de contadores pré-pagos e seu contributo na racionalização das despesas com a energia elétrica. As informações são da Panapress.