Mundo Lusíada
Começou nesta quarta-feira a BTL – Bolsa de Turismo Lisboa, com a expectativa de receber mais de 70 mil visitantes. Uma das principais feiras internacionais do setor, o evento com mais de mil expositores acontece até 04 de março na capital portuguesa.
Mais uma vez, o Brasil está presente com o stand da Embratur, apresentando destinos do país e promovendo ações de relacionamento com o trade internacional.
Portugal é considerado um mercado prioritário para o turismo brasileiro. Na lista dos turistas que mais visitam o Brasil, o país ocupa a 5ª posição entre países europeus.
Com o objetivo de apresentar novos atrativos e destinos turísticos brasileiros ao trade internacional, a Embratur está em mais uma edição da BTL com destinos já conhecidos pelo turista português.
Rio de Janeiro e São Paulo, Salvador, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião (SP), além dos estados de Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará, estão presentes no estande da Embratur. A exposição do Brasil também conta com o setor privado, com operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aérea.
O programa de hosted buyers (compradores internacionais), apoiado pela Embratur, também se apresenta como ferramenta de geração de negócios para o Brasil durante a feira. Os operadores russos, britânico, francês e italiano se reúnem com os representantes do trade brasileiro no estande da Embratur.
Para o presidente Vinicius Lummertz, a feira é, ainda, o momento ideal para estreitar a relação com os profissionais do setor e fortalecer a imagem da marca Brasil no exterior. “Precisamos fortalecer a imagem do País, garantir mais negócios e gerar emprego renda no turismo brasileiro, setor que movimenta 52 setores da economia do nosso País”, destaca.
Além das ações de relacionamento, a Embratur participou de um encontro promovido na Embaixada do Brasil em Portugal, pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), para tratar da possibilidade de novos voos operados pela empresa. A ideia dos representantes da TACV é fazer com que os voos que partem da Europa passem pelo país.
“A Embratur busca ampliar a conectividade com mercados prioritários, com o objetivo de potencializar a competitividade do país e diversificar os destinos brasileiros comercializados”, completou Raíssa Neumann, técnica especializada da Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica, da Embratur.
A companhia aérea irá, ainda, oferecer um coquetel no pavilhão da BTL para relacionamento entre o trade brasileiro e o português.
Convidados
A Pampilhosa da Serra é o município convidado da 30ª edição da BTL na FIL, Parque das Nações.
A Vila do Distrito de Coimbra, situada da Região Centro, tem assistido a uma crescente procura de turista nacionais e internacionais e consequentemente a uma diversificação de ofertas e infra-estruturas turísticas.
Num ano, em que a região foi alvo da adversidade dos incêndios (que devastaram áreas florestais e materiais consideráveis), a Pampilhosa da Serra vem divulgando o território, dando a conhecer a sua beleza e encantos naturais e história.
Nesta edição tem também Marrocos como país convidado. Os visitantes deste ano vão ter a oportunidade de conhecer melhor este destino através das suas principais atrações turísticas e a diversidade que o carateriza.
A BTL 2018 reúne todas as entidades regionais de turismo de Portugal e mais de 50 municípios que se representam individualmente, além de 41 destinos internacionais.
Depois dos primeiros dois dias reservados apenas para profissionais, a feira abre ao público a partir de sexta-feira, com entradas a 5 euros.