Por Ígor Lopes e Vanessa Sene
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro marcará presença na BTL Lisboa, entre 28 de fevereiro e 3 de março, para promover as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. A BTL é um dos principais eventos do setor e costuma reunir 1,4 mil expositores e aproximadamente 63 mil visitantes de 65 países.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende fazer promoção dos seus atrativos turísticos estabelecendo parceria estratégica com a TAP Air Portugal, ponto focal durante a BTL, considerado uma das maiores feiras de turismo do mundo.
No passado dia 7 de fevereiro, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, discutiram, no Palácio Laranjeiras, com o presidente da TAP, Luís Rodrigues, uma estratégia conjunta para atrair turistas dos mais de 50 destinos europeus operados pela companhia.
Atualmente, a TAP opera dez voos semanais do Rio de Janeiro para Lisboa e dois para o Porto. A partir de março, a rota Rio – Lisboa terá mais dois voos semanais, perfazendo 14 voos semanais para Portugal.
O presidente da TAP, Luís Rodrigues, ressaltou que os investimentos do governo estadual na malha aeroportuária, aliados ao diálogo eficaz, “estão ampliando as negociações”.
Em 2023, o Rio de Janeiro recebeu mais de 1,2 milhão de turistas, sendo mais de 270 mil europeus. Portugal ocupou a sexta colocação na emissão de visitantes ao Rio, com 32.201 turistas, sendo o terceiro mercado europeu mais significativo, ficando atrás apenas de França e Reino Unido.
A retoma dos voos no Riogaleão, aeroporto internacional do Rio de Janeiro, tem sido fundamental para impulsionar o turismo, que só no ano passado registou 7,9 milhões de passageiros, superando os 5,9 milhões de 2022. Para 2024, a expetativa é alcançar 14 milhões de passageiros.
A TAP voa diretamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro.
São Paulo
Ampliar a rede de parceiros e prospectar novas oportunidades de negócio para o Estado de São Paulo são alguns dos objetivos da participação do São Paulo Convention & Visitors Bureau na BTL Lisboa. O diretor de Marketing e Inovação da entidade, Fabio Zelenski, estará no stand do Brasil, organizado pela Embratur, para mostrar tudo o que o Estado tem de melhor a oferecer para viajantes de negócios e de lazer.
De acordo com Zelenski, “pretendemos também expandir nossa rede de contatos, estabelecer novas parcerias e atrair mais visitantes e eventos para o Estado”. Para ele, “além da promoção de destinos, as feiras internacionais oferecem grandes possibilidades para conhecer novas oportunidades de negócios, que podem agregar às atividades dos associados”, completa.
O São Paulo Convention & Visitors Bureau, primeiro CVB da América do Sul, é entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado. E estará presente junto com São Paulo Turismo.
Mais uma vez, diversos stands brasileiros compõe a lista de expositores da BTL, passando por Minas Gerais, Pará, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Recife, como também institucionais como a Embratur, Federações de comércio, Sebrae e outros espaços.
A TAP transportou em 2023, nas rotas do Brasil, um total de passageiros que ascendeu a mais de 1,9 milhões, um crescimento de 20,3% face a 2022.
Município
Coimbra é o Município Convidado da edição deste ano da BTL em Lisboa. A Câmara Municipal tem como parceiros a Universidade de Coimbra, a Fundação Bissaya Barreto e a Praxis, e a sua presença vai contar, também, com o envolvimento de mais de uma dezena de empresas, para promover a cidade a nível nacional e internacional, na maior feira de turismo que se realiza em terras lusas, sob o lema “Coimbra, the right place to be”.
A programação foi pensada para captar a atenção dos visitantes e dar a conhecer o melhor da cidade, das suas vivências, do seu patrimônio, tradição e cultura. E são várias as iniciativas e os momentos planejados, que vão desde atuações de DJs, uma happy hour, degustações do patrimônio doceiro, complementadas com provas de cerveja e gin artesanais, à presença de seis personagens históricas alusivas a Coimbra. Há, ainda, sessões de fado, atuações com a Estudantina e grupos de concertinas, realização de caricaturas elaboradas ao vivo por Luís Costa, e várias iniciativas programadas no âmbito do Programa infantil Kids Route.
A apresentação de quatro novos roteiros turísticos, para além dos oito já existentes, é outra das novidades que integra o programa do stand de Coimbra na BTL. São quatro roteiros, que irão ficar disponíveis digitalmente para consulta e utilização do público em geral através de uma web app, com múltiplas funcionalidades, que oferece uma experiência diferente e inovadora a todos os que estejam interessados em visitar a cidade.
País convidado
Cabo Verde, um destino de eleição dos turistas portugueses, é o destino internacional convidado da edição 2024 do evento, que irá decorrer na FIL – Parque das Nações. Cabo Verde é um destino turístico com crescente visibilidade, que atrai visitantes do mundo inteiro. A cultura também se serve à mesa – e a culinária caboverdiana é uma fusão de sabores africanos, portugueses e crioulos, com pratos tradicionais a conquistarem paladares.
A ligação cultural pela lusofonia é um dos elementos distintivos e que torna Cabo Verde cada vez mais atrativo para os portugueses. A língua comum, os laços históricos e culturais estreitos fazem com que os visitantes se sintam em casa, criando uma ligação única com o destino.
O país está a atravessar um dos seus melhores momentos de sempre. No ano de 2023, de acordo com os dados até ao momento estimados, Cabo Verde recebeu mais de 900 mil turistas, superando em cerca 12% os números de 2019. E a expectativa para 2024 é de um contínuo crescimento. “A presença de Cabo Verde na BTL, enquanto país convidado é, com certeza, o cenário ideal e ímpar para dar a conhecer o destino turístico, as suas gentes, as suas paisagens, a sua cultura e o patrimônio histórico que as ilhas apresentam”, acrescenta o Ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Dr. Carlos Santos.