A concessionária portuguesa vendeu a primeira parte da sua participação na brasileira CCR, conforme anunciado em junho.
Da RedaçãoCom Portugal Digital
A Brisa, concessionária portuguesa de auto-estradas, concretizou a venda da primeira parte da sua participação na brasileira CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, anunciada em junho. A Brisa alienou 6% da CCR por R$ 990 milhões, o correspondente a cerca de 430 milhões de euros.
Em junho a Brisa revelou que iria alienar a sua participação de 16,35% na CCR em duas fases. A venda dos restantes 10,35% irá avançar nos próximos meses. Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a Brisa informou que essa alienação "deverá ser realizada, através de colocação privada de mercado, até ao final do ano".
Os compradores da participação de 6% foram os restantes acionistas de referência da CCR, nomeadamente a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido.
Com a colocação privada dos outros 10,35%, que será coordenada pelo banco Santander, o grupo português abandonará o capital da CCR, onde entrou em 2001, com um investimento de 183 milhões de euros, que acabou por render dividendos acima desse valor.
Com a venda da posição na CCR a Brisa pretende reduzir a sua dívida líquida e aliviar o balanço. O encaixe total que o grupo português poderá ter com a saída da CCR deverá rondar os 1,2 mil milhões de euros, montante que além da redução da dívida poderá permitir a aposta noutros mercados.