Brexit: Portugal já perdeu dois mil milhões em oportunidades de exportação

Da Redação
Com Lusa

O Brexit já custou dois mil milhões de euros em oportunidades de exportação perdidas para Portugal, segundo as estimativas de Georges Dib, economista da Euler Hermes, acionista da portuguesa Cosec, de seguros de crédito.

Em comunicado, o especialista detalhou que “esta é uma análise ao custo de oportunidade”, acrescentando que, “desde que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia, Portugal perdeu oportunidades de exportação na ordem dos dois mil milhões de euros”.

Segundo as estimativas de George Dibs, aliás, o ‘Brexit’ já custou 138 mil milhões de euros às economias de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Ainda assim, garantiu o economista, o mercado nacional foi dos menos afetados.

“No caso da Alemanha, por exemplo, esse valor foi de 50 mil milhões de euros. Em Espanha, de 7,8 mil milhões de euros”, detalhou.

Para Georges Dib, caso se dê uma saída sem acordo, isso “pode provocar uma quebra de 7,3% nas exportações portuguesas para o Reino Unido em 2019, o que equivale a perdas de 270 milhões de euros”, segundo a mesma nota.

De acordo com o comunicado, “os setores mais afetados serão a indústria automóvel e de maquinaria e equipamentos. Entre o médio e o longo prazo, as estimativas disponíveis apontam para que a quebra nas exportações para o Reino Unido sejam de entre 15 e 26%”, acrescentou Georges Dib.

O especialista recorda que o Reino Unido é “o quarto maior destino das exportações portuguesas (7%), a seguir a Espanha (26%), França (13%) e Alemanha (12%)”.

Além disso, de acordo com Georges Dib, há um elevado potencial de impacto no turismo português, num contexto em que 22% dos passageiros que entram nos aeroportos portugueses são britânicos”.

Esse risco, acrescentou, “pode ser mitigado através da medida anunciada de não requerer visto a turistas do Reino Unido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *