Estudo mostra que em média o turista estrangeiro passa 10,4 noites em Portugal, mas os brasileiros ficam no país mais de 15 noites.
Por Jorge Horta
Portugal Digital
O brasileiro é o turista estrangeiro que, em média, mais noites passa em Portugal, segundo um estudo da empresa GfK para o Turismo de Portugal. A pesquisa, feita em agosto deste ano, mostra que em média os brasileiros inquiridos passaram 15,3 noites em Portugal, mais do dobro dos espanhóis (7,6 noites, que é a estadia média mais baixa).
A pesquisa divulgada pelo Turismo de Portugal, que se baseou em mais de mil entrevistas, mostra que em média os turistas estrangeiros ficaram 10,4 noites no país. Do total de inquiridos, apenas 4% ficaram menos de quatro noites. Uma fatia de 13% ficou mais de 14 noites em Portugal.
Os brasileiros foram os que mais ficaram alojados em casa de familiares e amigos, já que 49% dos inquiridos provenientes do Brasil optaram por esta solução. Os dados gerais do estudo mostram que no total 53% dos turistas estrangeiros em Portugal ficaram num hotel ou pousada, 18% em apartamentos ou casas alugadas, 14% em casas de amigos ou família, 7% em pensões ou estalagens, 3% escolheram o campismo, 2% em casa própria e 1% em turismo rural.
Quanto à escolha de Portugal como destino de férias, os brasileiros mais uma vez ganharam destaque: se na amostra total a recomendação de familiares ou amigos funcionou como o impulso para 41% dos turistas, no segmento concreto dos brasileiros, essa recomendação foi a chave da decisão de viajar para Portugal para 72% dos inquiridos.
Além do factor de recomendação de família e amigos, os brasileiros admitiram outros critérios na sua escolha do destino Portugal: 36% referiram o clima e a paisagem, 22% a forma hospitaleira de acolhimento de Portugal, 17% mencionaram a segurança do país, 15% indicaram o entretenimento ou um evento e 13% o preço da viagem ou uma promoção.
A pesquisa divulgada pelo Turismo de Portugal revela ainda que somente 0,4% dos inquiridos disseram estar “nada satisfeitos” (zero a dois valores numa escala até dez), enquanto 91% se afirmaram “muito satisfeitos” (dando oito a dez valores), sendo 48% “muitíssimo satisfeitos” (pontuação de nove ou dez). A mesma fonte refere que 54% dos turistas estrangeiros disseram que “de certeza” voltarão a Portugal.
Quanto aos brasileiros, 67% mostraram estar “muitíssimo satisfeitos” com as férias passadas em Portugal.