Brasileiros avaliam 15 aeroportos no país

Da Redação

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participa do lançamento do projeto Rapid – leitor automatizado de passaportes, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Foto: Renato Araújo/ABr
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Foto Arquivo: Renato Araújo/ABr

Os 15 principais aeroportos do Brasil foram avaliados pelos passageiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC-PR). Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos nacionais foi de 3,81.

O mais bem avaliado foi o Aeroporto Internacional de Natal (RN), que saiu do 4º lugar em 2013 para a liderança. Ex-líder do ranking, Viracopos, em Campinas (SP), é agora o nono. O aeródromo de Cuiabá (MT) voltou a ocupar o último posto da lista, substituindo Guarulhos (SP).

O primeiro levantamento de 2014 ocorreu entre os meses de janeiro e março e ouviu 18.062 pessoas. Ao todo foram avaliados 41 itens, que vão desde o meio de transporte usado para chegar aos terminais até o atendimento recebido na imigração ou aduana.

“Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando”, explica o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. “Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira”, completou.

Quanto aos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o valor da alimentação: nota 2,16. Congonhas recebeu a pior nota em se tratando do preço da comida: 1,22. Nos aeroportos onde há lanchonete popular, a satisfação do passageiro tem melhorado. Em Curitiba, em um ano, a avaliação deste quesito aumentou 32%.

A pesquisa traz ainda outras informações, como o tipo de transporte usado para chegar ao aeroporto. Cerca de 70% por cento dos passageiros usam taxi. Outros 13% chegam de ônibus e os demais vão ao aeroporto em outros meios como metrô, trens, etc. A curiosidade fica por conta de Brasília, onde 9 em cada 10 passageiros usam o taxi como meio de transporte. Quanto ao motivo da viagem, 61% estavam a lazer, 32% a negócios e 4% por outros motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *