Da Redação
Um desenho sobre a “pesca” de Osama Bin Laden foi o vencedor do I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, organizado conjuntamente pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e pela INTERCOM.
O trabalho intitulado “História do pescador” foi apresentado pelo autor brasileiro Anderson Giusti Piffer, na categoria de charge, e concorreu com cerca de 100 desenhos de meia centena de autores. O desenho alude ao fato do líder terrorista ter sido atirado ao mar, em Maio deste ano, depois de assassinado por forças especiais norte-americanas. Este trabalho foi considerado o melhor de todo o concurso, lançado em Abril nos meios universitários de Portugal e do Brasil.
Nas restantes categorias do concurso, os vencedores foram Dionei Ruâ (Tiras), Jonas dos Santos (Caricatura) e José António Costa (Cartum).
O Júri decidiu ainda atribuir onze Menções Honrosas, uma das quais ao trabalho sobre o ex-lider do FMI, intitulado “A maldição de Dominique Strauss-Khan”, da autoria do jovem português Sérgio Marques.
O Júri do concurso foi constituído por três elementos indicados pelo MNI, organizador do PortoCartoon-World Festival, e dois da INTERCOM.
Os resultados foram divulgados no final do 34º Congresso da INTERCOM que decorreu na primeira semana de setembro na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife.
Os vencedores de cada categoria receberam um computador portátil e bibliografia variada de humor gráfico, designadamente o livro trilingue “Daumier, o gênio da caricatura”, editado pelo MNI.