Da Redação
O português Roberto Leão e o brasileiro Breno Ruiz apresentam no dia 13 de dezembro um show baseado no álbum “Alegria”, no palco da Casa de Portugal de São Paulo.
O álbum surgiu durante a pandemia, e é uma homenagem do português Roberto Leão e do brasileiro Breno Ruiz aos 100 anos de música brasileira: de Heitor Villa-Lobos à Tom Jobim, de Dori Caymmi à atual geração de compositores.
O álbum discorre pela poesia de Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes, Dolores Duran e Nelson Motta, e fala da alegria da beleza, dias com dores e festejos, com pequenas eternidades e interrupções, de um Brasil que, pela arte, “ajuda o mundo a viver”.
É um disco de voz e piano, que passa por Nana Caymmi e César Camargo Mariano, Tony Bennett e Bill Evans, Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti.
Os músicos Breno e Roberto conheceram-se através de Renato Braz e Mário Gil, com quem gravaram “Mar Aberto”. Também se encontraram gravando no disco “Foru 4 Tiradentes na Conjuração Baiana” de Dori Caymmi com textos de Mário Lago. Já tocaram em Portugal, Espanha e Brasil.
Agora no show que será apresentado na capital paulista será possível ver o enlace com a música portuguesa, em especial, o Fado, por meio de uma releitura na interpretação de algumas letras.
Roberto Leão é cantor e poeta. Nascido em Santa Maria da Feira, Portugal, atuou por 10 anos com o grupo português Hepta, e vive desde 2012 no Brasil. Publicou o livro de poesia “Em Branco” em 2019. É parceiro de artistas como Ivan Lins, Renato Braz e Thais Nicodemo.
Breno Ruiz é pianista e compositor paulista, de Itapetininga. Tem parcerias com Celso Viáfora, Sergio Natureza, Cristina Saraiva, Rita Altério, Socorro Lira, Roberto Didio e Paulo César Pinheiro, seu parceiro mais constante. Suas canções têm sido gravadas e interpretadas por nomes como Renato Braz, Mônica Salmaso, Zé Renato, MPB4, Boca Livre, Tetê Espíndola, entre outros. Além do álbum “Alegria”, tem outros três trabalhos gravados: Cantilenas Brasileiras, Diferente (c/Miguel Rabello) e Mar Aberto (com Renato Braz, Mário Gil e Roberto Leão).
O projeto “Casa de Fado II em São Paulo – Festival de Fado e MPB – Breno Ruiz e Roberto Leão” é uma atividade organizada a partir da Lei Rouanet do Ministério do Turismo, por meio da empresa Kafka produções e eventos com promoção da Casa de Portugal.
Serviço
Roberto Leão & Breno Ruiz
O serviço de bar e petiscos inicia às 19h pelo Buffet o Marquês, e o show tem início às 20h nessa terça-feira (13), na Casa de Portugal de São Paulo na Avenida da Liberdade, 602. Informações (11) 3273-5555.