Brasileiro de 71 anos é solto em Portugal após acusação de tráfico de drogas

Reprodução/SIC TV

Mundo Lusíada

Um brasileiro, de Belém do Pará, foi solto nesta quarta-feira, após mais de 40 dias preso acusado de tráfico internacional de drogas. A família contratou advogados no Brasil e Portugal.

José Pereira, de 71 anos, foi preso após ser encontrado 11 quilos de pasta-base de cocaína em mala identificada com seu nome.

A família indicou desde o princípio que ele foi vítima de um golpe. Imagens de aeroporto mostram o passageiro e sua esposa chegando para embarque com duas malas. Mas a droga foi encontrada numa terceira mala de cor azul.

De Belém, o casal seguiu sem as malas para Fortaleza, onde fariam uma conexão. Em Fortaleza, o casal teria sido chamado por meio do sistema de alto-falantes do aeroporto, quando foi informado um problema com a bagagem de José e que precisaria de uma nova etiqueta no bilhete.

Ao chegar a Lisboa, o casal foi abordado por policiais. O idoso foi levado do aeroporto para a sede da Polícia Federal portuguesa. As imagens do aeroporto serviram para comprovar que a mala de cor azul não foi despachada pelo casal.

“José Pereira teve a liberdade provisória concedida agora. O inquérito continua correndo em Portugal. Ele vai voltar para o Brasil assim que possível. Ele vai responder o processo por carta rogatória. Ele será ouvido em Belém pelo processo instaurado na justiça portuguesa”, explicou ao portal G1 Fabiano Lopes, advogado da família.

Segundo divulgou o G1, o paraense deve passar por alguns procedimentos, como ir no juízo deixar endereços fixos e pegar o passaporte recolhido pelo governo português.

Segundo a Fraport – empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, o manuseio e a segurança das bagagens despachadas são responsabilidade das companhias aéreas.

Em nota, a TAP declarou que por ser um caso em segredo de justiça não pode fazer comentários. A Polícia Federal investiga o caso no Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *