Produtores portugueses faturaram 2,4 milhões de euros em exportações para o mercado brasileiro, com um crescimento de 31%.
Da Redação
Com Portugal Digital
O mercado brasileiro regressou ao “Top 10” da lista de países consumidores de vinho do Porto, ocupando o décimo lugar da tabela, que é liderada pela França. De acordo com os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) sobre as vendas acumuladas no primeiro semestre, os produtores portugueses alcançaram até junho vendas de 2,4 milhões de euros para o Brasil.
O volume de negócios obtido na primeira metade do ano é 31,2% superior ao de igual período de 2010, segundo os números do IVDP. E o crescimento contribuiu para que o Brasil assumisse no final de junho uma quota de 1,8% do total de vendas dos vinhos do Porto, que se cifrou no primeiro semestre em 132,4 milhões de euros, menos 9,4% que em 2010.
França, que é o maior mercado para o vinho do Porto, gerou negócios de 36,5 milhões de euros até junho. A Holanda, com 16,7 milhões de euros em compras de vinho do Porto, surge na segunda posição. O terceiro lugar da lista é o mercado doméstico: Portugal consumiu até junho 15,1 milhões de euros, mas o valor representa uma queda de 17,9% em termos homólogos.
No primeiro semestre, dos 10 maiores mercados compradores de vinho do Porto apenas o Brasil e a Espanha aumentaram a sua procura pelo tradicional produto português, com crescimentos de 31,2% e de 8,1%, respectivamente.
Dos mercados detalhados pelo IVDP, a maior queda nas exportações de vinho do Porto foi a Nova Zelândia, que comprou menos 68% de vinhos do Porto no primeiro semestre. A Dinamarca, que é o 11º mercado da lista, veio a seguir, com uma queda de 58%.
Os maiores crescimentos nas compras de vinho do Porto registraram-se na Polônia e na Finlândia, onde as vendas deste produto subiram quase 58% e 43%, respectivamente, segundo o IVDP.