Mundo Lusíada
Brasília começou a receber, desde 25 de novembro, as primeiras delegações estrangeiras que irão competir nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013. As delegações da Bulgária, Bélgica e Turquia desembarcaram às 17h, no Aeroporto Internacional JK, e foram recepcionadas pelos voluntários e pela mascote do evento, o quati Gymi.
Portugal, Chile e Suriname são os mais novos países confirmados para participar da Gymnasiade. Com a inclusão dos três, Brasília vai receber e conviver nos próximos dias com culturas de 39 países. “Será um momento muito especial e de troca de experiência para o esporte escolar no Brasil”, ressaltou o secretário-geral da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar.
A Gymnasiade é mais um grande evento que Brasília sedia nesta década de ouro do esporte brasileiro. “Estamos muito honrados e felizes de fazer parte dessa série de eventos que Brasília vai sediar, como Copa do Mundo 2014 e Universíade 2019. Vamos dar o pontapé inicial”, completou Jan Coolen, secretário-geral da Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF,sigla em inglês).
A delegação brasileira, composta por 160 atletas, será dividida em oito modalidades: natação, atletismo, karatê, judô, xadrez, ginásticas artística, rítmica e aeróbica. O atletismo brasileiro participará com uma equipe de 69 atletas – 34 homens e 35 mulheres –, com os destaques nacionais do esporte até a categoria 17 anos.
Estão confirmados para participar das competições no atletismo os campeões brasileiros na categoria mirim (até 15 anos) e menores (até 17 anos). O atleta Derick Silva, campeão dos 250m e prata nos 75m, no 4º Campeonato Brasileiro/Caixa de Atletismo de Mirins Interclubes, eleito o melhor atleta da competição, também marcará presença.