Brasil recebe mais 42 estudantes universitários de Timor-Leste

Da Redação
Com Lusa

logo_timor-lesteUm grupo de 42 estudantes de Timor-Leste viaja na próxima semana para o Brasil para frequentar cursos de licenciatura e mestrado, anunciou o diretor do Fundo do Desenvolvimento do Capital Humano timorense, Abrão Santos, em 08 de fevereiro.

“Deste grupo há um total de 31 bolseiros de nível de licenciatura, 10 bolseiros de nível de mestrado e um de nível de doutoramento”, afirmou Abrão Santos, durante a cerimônia oficial de atribuição das bolsas aos estudantes.

O Ministério da Educação de Timor-Leste já realizou dois processos de atribuição de bolsas de estudo no estrangeiro.

No primeiro concurso, realizado em 2008, ficaram aprovados 159 candidatos que em 2009 foram enviados para Portugal e para as Filipinas. No segundo concurso, que decorreu em 2011, foram aprovados 312 candidatos, entre os quais se encontram os 42 estudantes que vão agora para o Brasil.

“Este é um programa que nós queremos estimular”, afirmou o embaixador do Brasil em Timor-Leste, Edson Duarte Monteiro, que também participou na cerimônia.

Segundo o diplomata brasileiro, o Brasil tem vários programas educacionais que estão abertos para Timor-Leste e as pessoas só têm de se candidatar.

“Em alguns deles o Brasil oferece bolsas completas”, afirmou, salientando que as autoridades brasileiras “querem ver” algumas centenas de estudantes timorenses no país.

Atualmente mais de uma centena de estudantes timorenses estão no Brasil frequentando o ensino superior.

1 comentário em “Brasil recebe mais 42 estudantes universitários de Timor-Leste”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *