Mundo Lusíada
Com agencias
O Ministério luso da Educação e Ciência (MEC) saudou os três alunos portugueses que ficaram em 2º lugar na III Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realizou em Maputo, Moçambique. A participação portuguesa é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e tem o apoio do MEC.
Portugal conseguiu uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. O vencedor foi o Brasil, e Moçambique conseguiu o 3º lugar. O Brasil somou mais quatro medalhas ao histórico de participação na Olimpíada de Matemática da CPLP, ficando, pelo terceiro ano consecutivo, com a primeira posição geral.
A competição, realizada em Maputo (Moçambique), contou com a presença de 16 jovens do Brasil, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores. As Olimpíadas de Matemática da CPLP reúnem jovens estudantes, até aos 18 anos – do 10º ao 12º ano – selecionados pelos bons resultados na disciplina.
O destaque brasileiro foi Gabriel Toneatti Vercelli, de São Paulo, que conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata foram de João César Campos Vargas (MG), Lucca Morais de Arruda Siaudzionis (CE) e Lucas Pereira Galvão de Barros (SP). Os estudantes foram acompanhados pelos professores Carlos Nogueira Bahiano (BA) e Marcelo Xavier de Mendonça (RJ).
Durante a disputa, os competidores submeteram-se a duas provas individuais, realizadas nos dias 7 e 8 na capital moçambicana. Cada exame apresentou três problemas de matemática, selecionados por um júri internacional, que exigem a resolução de exercícios de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
É a terceira vez que se realiza este evento, iniciado sob proposta de Portugal e com o apoio da CPLP. A sua primeira edição teve lugar há três anos, em Coimbra. Criada em 2011, a Olimpíada de Matemática é um concurso que faz parte de uma estratégia da CPLP, que tem por objetivos fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes.
Demais competições
O Brasil também conquistou 14 medalhas na 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), que terminou em 11 de agosto em Blagoevgrad, na Bulgária. A edição de 2013 reuniu 321 estudantes que representaram 72 instituições de ensino superior de todo o mundo.
A participação portuguesa na 54ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática, que ocorreu na Colômbia até 28 de julho, foi a melhor de sempre, com o 36º lugar na classificação por países, num total de 97.
De acordo com nota enviada às redações pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a classificação portuguesa foi sublinhada com a medalha de ouro de Miguel Moreira, aluno do 11º ano na Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa.
Além do ouro de Miguel Moreira, quatro elementos da equipe (Miguel Santos, Francisco Andrade, Luís Duarte e David Martins) conquistaram medalhas de bronze e Nuno Santos, um dos mais jovens do grupo, foi distinguido com uma menção honrosa, na competição que envolveu 528 participantes, revela também a SPM.
Portugal participou pela primeira vez nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, 20 de bronze e 21 menções honrosas.
Na Olimpíada Internacional, os brasileiros se destacaram entre 528 estudantes de nível médio de 97 países, conquistando 3 pratas e um bronze, além de duas menções honrosas. Com o resultado, o Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes.