Da Redação
Com exposição de selos raros e curiosos, visitas e oficinas de filatelia para o público infanto-juvenil, salão comercial (compra, venda e avaliação de material filatélico) e lançamento especial de selo com Jorge Amado, acontece de 10 a 18 de novembro, em são Paulo, a 21ª edição da Lubrapex – Exposição Filatélica Luso-Brasileira.
Considerada um dos maiores acontecimentos filatélicos do Brasil, a Lubrapex está inserida oficialmente no calendário dos Correios dos dois países. Para esta edição o tema escolhido foi “A Força da Língua Portuguesa”, estimulando as relações culturais luso-brasileiras e celebrando o idioma comum. Durante oito dias o público poderá visitar o evento, que será realizado no prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista.
Na programação, grande exposição de selos raros e curiosos (211 coleções, totalizando mais de 50 mil selos); salão comercial (compra, venda e avaliação de material filatélico); visitação e oficinas de filatelia para o público infanto-juvenil; e palestras com convidados brasileiros e lusitanos, como o especialista em clubes filatélicos juvenis, Marcial Passos.
Representando Portugal está Pedro Vaz Pereira, um dos mais renomados filatelistas portugueses e europeu, que atualmente ocupa a presidência da Federação Portuguesa de Filatelia (FPF) e da Federação Europeia de Associações Filatélicas (Fepa). E pela primeira vez o Uruguai marca presença como país convidado.
PROGRAMAÇÃO
Estudantes de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio, vão participar do evento através de visitas agendadas e de um curso prático com direito a brindes filatélicos. “É uma maneira de despertar o jovem para a filatelia”, comenta Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., presidente da comissão organizadora da Lubrapex e da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo (Fefiesp).
Na exposição, selos e itens filatélicos raros e curiosos ficarão expostos em 640 painéis com dupla face, totalizando mais de 50 mil selos. São 211 coleções, dos quais 169 são de filatelistas do Brasil, 32 de Portugal e 10 do Uruguai. Entre os destaques, os primeiros selos emitidos no mundo, como o Penny Black (Inglaterra, 1840); a famosa série brasileira Olho-de-Boi (segundo país a emitir um selo, 1843, e o primeiro das Américas) e do Brasil Império (1843 a 1889).
Personagens, flores, esporte, comunicação, geografia, aviação e história também são alguns temas de coleções expostas nesta Lubrapex, como Filatelia para cegos, colocada em painel sem proteção frontal de acrílico para que os deficientes visuais possam “ler” os selos e peças diversas escritas em Braille; como também de material com aromas e imagens em alto relevo impressas em selos brasileiros e portugueses (esta série portuguesa de selos chama-se Os Selos e os Sentidos); e o Primeiro Aniversário do Estado Novo do Governo Getúlio Vargas: bloco comemorativo lançado em novembro de 1938, em conjunto com a inauguração do Ministério do Trabalho.
A parte comercial, de responsabilidade da Associação Brasileira dos Comerciantes Filatélicos (ABCF), contará com participantes de vários Estados. “Vamos atender interessados e colecionadores de todos os níveis, do iniciante ao mais avançado. Todos que dispõem de selos, cartões-postais, envelopes e documentos antigos alusivos à filatelia são bem-vindos. Pretendemos comprar, vender e fazer avaliações”, informa o presidente da ABCF, José Luiz Fevereiro, acrescentando que também estarão disponíveis acessórios em geral, como álbuns, classificadores, protetores, pinças e lupas.
E para marcar esse momento, os Correios do Brasil e de Portugal lançarão o selo especial da 21ª Lubrapex com a imagem do escritor Jorge Amado.
SERVIÇO:
Exposição Filatélica Luso-Brasileira 2012
Abertura Oficial: 10 de novembro, às 17h
Aberta ao Público: de 11 de 18 de novembro
Horário de Visitação: das 9h às 18h
Local: Prédio Histórico dos Correios – Vale do Anhangabaú – São Paulo/SP
Entrada: gratuita