Da Redação
A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, divulgou em 11 de novembro, a lista final dos selecionados no Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios que receberão apoio para viagens em dezembro. Em dezembro, artistas brasileiros participarão de eventos na Itália, Áustria, Índia, México, Estados Unidos, Inglaterra, Cuba, Tunísia, Dinamarca, Bolívia, além de Portugal.
O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, com o objetivo de promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.
Os três eixos do edital – Difusão Cultural; Formação, Pesquisa e Capacitação e Negócios da Economia Criativa – receberam ao todo 357 propostas para viagens em dezembro. Sessenta e quatro propostas foram selecionadas para esse período.
Na área das artes cênicas, o espetáculo Baden-Baden, de Blumenau, será apresentado no XVI Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht na Bolívia, e o grupo Sagaranna, que possui repertório autoral de canções inspiradas no universo poético e musical da cultura popular pernambucana, participará do Lisboa Festival, em Portugal.
A paranaense Loraine Balen Tatto se apresentará em Milão, na Itália, com um concerto de música clássica brasileira. “É uma forte emoção constatar como a música brasileira é aplaudida no exterior, principalmente por estar contribuindo na divulgação das obras dos grandes compositores brasileiros”, destaca a pianista.
A narração de histórias brasileiras também ganha espaço internacional com a participação do grupo de teatro de Brasília “O Marajá Sonhador”, que comemora 10 anos, no SPANDAN Festival Internacional de Teatro e Dança, na Índia.
Mais Portugal
Dentre os contemplados no eixo Formação, Pesquisa e Capacitação, está o cineasta capixaba Lucas Bonini Barbosa, que participará de curso na Alemanha; o mineiro Leandro César da Silva, que fará residência na área musical em Portugal, dentre outros. “A ação desenvolvida pelo Ministério da Cultura promove a troca de experiências, de aprendizado e de cultura, envolvendo relações culturais entre diferentes povos”, reassalta o cineasta Bonini.
Nesse eixo, outro intercâmbio será o estágio cultural em Acessibilidade em Museus, realizado pela gaúcha Desirée Nobre Salasar, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, em Portugal.
O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, fundado em 1993 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, fará residência artística de capacitação e criação com o Théâtre du Soleil e Accademia de Belle Arti di Brera, na Itália.
Fernando Yamamoto destaca que o grupo “terá a oportunidade de aprofundar a pesquisa desenvolvida, tanto no âmbito vocal/musical, quanto na questão da construção cênico-dramatúrgica a partir da discussão sobre o exílio, com dois grandes mestres: Maurice Durozier e Francesca della Monica.”
Outro destaque é o alagoano Toni Edson Costa Santos, que também fará residência artística, desta vez no Festival Internacional de Teatro Yeleen, além de formação em narração de Histórias na Associação Casa da Palavra, na cidade Bobo Diulasso, em Burkina Faso, na África.
O grupo mineiro Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis também irá à África, onde realizará intercâmbio entre mestres e aprendizes do congado mineiro e de culturas tradicionais de Moçambique.
O edital, lançado no dia 31 de julho de 2014, conta com recursos totais de R$ 4 milhões do Ministério da Cultura. Com esse montante, a expectativa é de que cerca de 400 brasileiros recebam ajuda de custo para participar de eventos culturais e artísticos, festivais, cursos artísticos, técnicos ou acadêmicos e eventos de negócios culturais entre novembro de 2014 e março de 2015.