Brasil bate Espanha no Maracanã e leva título da Copa das Confederações

Mundo Lusíada
Com agencias

O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e levou o título da Copa das Confederações 2013. Com a vitória, o Brasil tornou-se tetracampeão do torneio, que reúne o atual campeão do mundo e os campeões de cada confederação continental. Foto: Tânia Rêgo/ABr
O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e levou o título da Copa das Confederações 2013. Com a vitória, o Brasil tornou-se tetracampeão do torneio, que reúne o atual campeão do mundo e os campeões de cada confederação continental. Foto: Tânia Rêgo/ABr

O Brasil venceu a Espanha por 3 a 0 na noite de 30 de junho, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e levou o título da Copa das Confederações 2013. Com a vitória, o Brasil tornou-se tetracampeão do torneio, que reúne o atual campeão do mundo e os campeões de cada confederação continental. Os brasileiros foram campeões em 1997, 2005 e 2009.

Fred fez dois gols e Neymar fez o outro, e o atacante do Fluminense dividiu a artilharia do torneio com o espanhol Fernando Torres, ambos marcaram cinco gols.

Cerca de 73.500 assistiram à partida final no Maracanã. O estádio também será palco da final da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) no ano que vem.

Scolari
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, agradeceu o apoio da torcida brasileira durante os jogos e ressaltou que o time representou o país com dignidade. Durante entrevista coletiva após a vitória sobre a Espanha, Felipão esbanjou bom-humor, mas disse que ainda há um longo caminho a ser percorrido até a Copa do Mundo do próximo ano.

“Não posso me sentir melhor. Qualquer resultado positivo já seria maravilhoso: 3 a 0, melhor ainda. Mas também a apresentação, no sentido global, não apenas dos gols, foi importante para que a gente pelo menos sonhe com um caminho, sonhe com uma ideia de que a gente tem um time para jogar a próxima Copa do Mundo em igualdade com todos os que foram campeões.”

Felipão ressaltou o apoio da torcida, que ele considerou fator fundamental para o sucesso da equipe. “Nós tínhamos, além da qualidade de nossos jogadores, aquilo que foi a tônica desta Copa das Confederações, o torcedor, o povo junto conosco. E isto é importante que continue, esta união, este espírito. Nós queremos agradecer à população, ao nosso torcedor, por tudo aquilo que fez. Era importante que ele nos apoiasse, porque nós não somos ainda uma equipe completa. Sabemos que temos um bom grupo, um bom time. Mas ainda temos que provar muita coisa.”

O técnico evitou se aprofundar em perguntas feitas com referência aos protestos que ocorreram do lado de fora do estádio, mas ressaltou que a seleção cumpriu com sua parte.

Bosque
Já o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, elogiou a Seleção Brasileira de Futebol e admitiu que o seu time não é imbatível. Em uma rápida coletiva de imprensa, del Bosque foi econômico com as palavras e creditou ao “azar” parte da derrota para os brasileiros.

“Quero parabenizar o Brasil pelo campeonato. Eles foram melhores no dia de hoje e mereceram o título. O Brasil foi superior, mas tivemos momentos de azar, levando gols nos primeiros e nos últimos momentos do primeiro tempo e nos primeiros minutos do segundo.”

Del Bosque analisou a partida e disse que foi equilibrada. “Nós sempre mantivemos uma postura justa e equilibrada. Sabemos que é difícil ganhar. De vez em quando também se perde, porque não acreditamos que somos imbatíveis. Não somos.” O técnico ainda avaliou a seleção brasileira como uma das favoritas para a Copa do Mundo do próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »