Da Redação com Lusa
Quem residir ou trabalhar em Braga vai poder ganhar até 28 euros por mês por circular de bicicleta, um incentivo que visa a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel.
Em causa está o projeto europeu “Bicification – O Futuro em Duas Rodas”, que vai premiar 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas na cidade de Braga, permitindo-lhes acumular dinheiro para gastar no comércio local.
“Quanto mais pedala, mais acumula” é a mensagem do projeto, sendo que cada utilizador pode ganhar até ao máximo de 28 euros por mês.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, este projeto pretende contribuir para a promoção de uma cultura de mobilidade na cidade, “garantindo uma coexistência de meios de transporte de diferentes tipos e para diferentes públicos.
“Este é mais um incentivo tendo em vista a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente, em detrimento do automóvel”, disse.
Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas.
Através de um sistema GPS e da aplicação associada, será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros.
Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.
Para integrar o projeto, basta residir ou trabalhar em Braga, ter mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e de um smartphone.
As inscrições devem ser efetuadas até 31 de maio em https://bit.ly/utilizadoresbicificationbraga.
Trata-se do projeto europeu “Bicification”, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia.
Além da cidade de Braga, ao projeto aderiram também Istambul, na Turquia, e Talín, na Estónia.