Euro24: Mbappé diz que Portugal é “equipe gigante” e reforça admiração por Ronaldo

Da redação com Lusa

 

O capitão seleção francesa de futebol, Kylian Mbappé, apontou hoje Portugal como uma “equipe gigante” e reforçou a admiração que tem por Cristiano Ronaldo, afirmando que será um “honra” defrontá-lo nos quartos de final do Euro2024.

“É uma honra. Todos sabem o quanto admiro o Cristiano Ronaldo. Já nos cruzamos muitas vezes. Falámos bastante e ele ajuda-me e dá-me dicas sobre o que se passa na minha carreira e na minha vida. É um jogador único, que inspirou gerações. Mas, com todo o respeito, espero que amanhã [sexta-feira] não esteja feliz depois do jogo”, afirmou Kylian Mbappé.

O jogador de 25 anos, que vai representar o Real Madrid na próxima temporada, falava aos jornalistas em Hamburgo, na Alemanha, na conferência de imprensa de antevisão do Portugal-França, dos ‘quartos’ do Europeu.

“Queremos ser campeões, mas o primeiro passo, a partir de hoje, é chegar às meias-finais e, para isso, temos de ultrapassar Portugal. Uma equipa gigante. Temos de estar no nosso melhor”, considerou o avançado.

Sorridente, simpático e disponível para responder às inúmeras questões dos jornalistas, Mbappé defendeu que, no encontro de sexta-feira, será um “erro” a França olhar apenas para Cristiano Ronaldo.

“Portugal tem perigo em todos os setores. Tem grandes jogadores para todas as posições. Ronaldo é perigoso claro, mas temos de ter atenção a todos. Se olharmos só para o Ronaldo, vamos pagar muito caro”, frisou.

O avançado nascido em Paris abordou também a longevidade de Pepe e negou esperar qualquer facilidade devido à idade do central português.

“Nunca é fácil passar por ele. Mesmo com 41 anos. É uma lenda. Será uma honra estar em campo com ele. Respeito-o muito, embora esse respeito descer um bocado quando começar a partida. Faz parte. Depois de deixarmos de ser adversários e o jogo acabar, o respeito regressa”, brincou.

Depois de na última conferência de imprensa se ter queixado bastante da máscara que usa devido a ter partido o nariz já no decorrer do torneio, Mbappé reafirmou que é “complicado” atuar dessa forma, embora já tenha feito as ‘pazes’.

“Só tenho de agradecer à máscara. Sem ela, não poderia estar a jogar este Europeu. Só posso jogar por causa dela”, concluiu.

O Portugal-França, dos quartos de final do Euro2024, tem início marcado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Volksparkstadion, e terá arbitragem do inglês Michael Oliver.

treinador

Didier Deschamps afirmou hoje que espera uma França mais eficaz no jogo com Portugal, dos quartos de final do Euro2024 de futebol, referindo que a equipa tem de estar no máximo para vencer a formação lusa.

“A solidez defensiva é essencial em competições destas. Também temos criado muitas oportunidades, mas, por vezes, é difícil ser eficaz. Até agora tem chegado, mas o nível aumenta, e se formos mais eficazes, melhor”, disse o selecionador francês, em conferência de imprensa.

Deschamps, que não quis revelar quem será o substituto do castigado Rabiot no meio-campo, disse acreditar que vai ser um grande jogo, no qual os detalhes são importantes.

“Pode depender de pormenores e da capacidade dos jogadores de marcarem a diferença. Portugal é uma das melhores equipas da Europa e existe muita qualidade dos dois lados, por isso acredito que vai ser um grande jogo. Historicamente, foram sempre jogos renhidos, mas a este nível é normal”, salientou.

O selecionador francês abordou ainda a preparação do jogo, referindo que foram apenas quatro dias para recuperar, e deixou elogios a Roberto Martínez, selecionador de Portugal.

“Portugal pode jogar em vários sistemas, conheço Martínez e aprecio o seu trabalho. Pode jogar com três ou quatro defesas. Vamos tentar ter posse de bola a controlar o adversário. Portugal também tem capacidade para ter bola, prefere atacar a defender, e vai existir um combate de forças”, explicou.

Deschamps garantiu que a França vai precisar de todos os jogadores “no máximo” para vencer Portugal e desvalorizou algumas criticas às exibições da equipa e de alguns dos futebolistas no Euro2024.

Desafiado a comparar a seleção portuguesa de hoje em dia com a que venceu o Euro2016, na final frente à França de Deschamps, em Paris, o selecionador salientou que são duas formações fortes.

“Portugal em 2016 era forte e fez o que era preciso, que foi vencer, o que para nós foi difícil e doloroso. Agora jogamos por um lugar nas meias-finais e é uma equipa igualmente forte. Portugal é um dos favoritos e tem legítimas aspirações em chegar ao título. Estamos nos ‘quartos’, só passa um e queremos ser nós”, frisou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: