Empresários e trade turístico do Brasil se reúnem com investidores em Portugal

Brasil na BTL 2024 em Lisboa. Foto: Renato Vaz/Embratur

Mundo Lusíada

O trade turístico brasileiro apresentou uma carteira de projetos para investidores portugueses durante um café da manhã na Embaixada do Brasil em Portugal, neste dia 1º. A reunião, organizada pelo embaixador do Brasil no país ibérico, Raimundo Carreiro, ocorreu paralelamente à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do setor que reuniu empresários e representações governamentais voltadas para o tema de todo o mundo, na capital lusitana, até este domingo.

Participaram do encontro o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, o embaixador, representantes do Congresso Nacional, dentre eles o senador Nelsinho Trad (PSD), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o governador da Paraíba, João Azevedo, e diversos representantes do trade turístico brasileiro.

Em sua fala no evento, Freixo destacou a proximidade do Brasil com Portugal e o bom momento econômico que o País vem vivendo. “Em 2023, tivemos um crescimento do PIB de quase 3%, quando a previsão era de menos de 1%. Tivemos taxa de desemprego de 7%, que é a menor desde 2014. Tivemos aumento de salário mínimo, aumento no poder de compra, tivemos a taxa Risco Brasil despencando. Então, o momento do país é uma boa notícia, e o momento do turismo é mais ainda, porque essas coisas estão atreladas”, disse.

O presidente da Embratur também falou aos empresários e investidores portugueses sobre a recuperação do mercado turístico brasileiro. Em 2023, o país retornou aos patamares pré-pandemia na entrada de turistas. O dado mais importante, Freixo ressaltou, é o de entrada de divisas, um recorde de US$ 6,9 bilhões, superando 2014, quando ocorreu a Copa do Mundo no Brasil. “E Portugal é estratégico para esse crescimento não só pelas relações de afeto, históricas e pela língua, mas representa a porta de entrada e de saída de europeus para o Brasil em toda a Europa”, afirmou.

O ministro do Turismo, Celso Sabinos destacou esforços do governo federal no sentido de reforçar a promoção do país no exterior. “O Brasil tem melhorado cada vez mais a sua participação em eventos como esse. Nós estamos aqui hoje com um grande espaço do Brasil, trazendo a nossa deliciosa culinária brasileira para os participantes da feira degustarem e também apresentações culturais. Então, é uma oportunidade de mostrar o Brasil para turistas”, enfatiza.

01/03/2024 - Lisboa - Reunião do trade turístico brasileiro com investidores portugueses

Foto: Renato Vaz/Embratur

Conectividade TAP
Tanto Freixo quanto o ministro do Turismo destacaram a importância da TAP para a conectividade aérea do Brasil com Portugal e outros países europeus. A companhia aérea fechou um acordo de cooperação técnica com a Embratur, e Sabino lembrou que o voo mais longo da aérea conecta Lisboa a Porto Alegre (RS), e que a menor distância entre a Europa e a América é o Nordeste brasileiro e a Península Ibérica. O ministro também disse que o Brasil oferece inúmeras oportunidades para investidores e empreendedores.

Recorde de exportações
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, por sua vez, destacou que o Brasil tem retomado a diplomacia, momento para “criar uma sinergia positiva e ver no Brasil e na Europa um relacionamento importante a ser consolidado”, e lembrou que, em 2023, a a balança comercial apresentou superávit recorde de US$ 98 bilhões.

“Estou muito animado nessa missão. A ApexBrasil tem o propósito de promover as empresas brasileiras no mundo, promover o Brasil no mundo, e atrair investidores. São duas missões importantíssimas e estamos fazendo isso com dedicação e entusiasmo. E os resultados estão vindo. No ano passado, o Brasil quebrou todos os recordes com indicadores de exportação. É uma oportunidade de ajudar nesse sentido e estou dizendo a todos os irmãos portugueses, estamos nos oferecendo para trabalhar, para ajudar e intensificar essa relação histórica que temos”, disse.

Entre os representantes do trade brasileiro, a presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), Ana Biselli Aidar, destacou que o setor está em crescimento no país, se mostrou resiliente após a pandemia de Covid-19 e há espaço para investimentos tanto em infraestrutura quanto em tecnologia e inovação.

Startups

Na BTL, Embratur assinou parceria com Porto Digital Europa para impulsionar empresas brasileiras no Velho Continente. O Porto Digital Europa, base do parque do Recife na cidade portuguesa de Aveiro, irá realizar conexões entre Brasil e Portugal atraindo negócios, pessoas e investimentos para o país lusitano. A intenção é promover a cooperação entre empresas portuguesas e brasileiras, compartilhar recursos e mercados através do processo de internacionalização de empresas brasileiras para a Europa.

Pela parceria, a Embratur e o Porto Digital Europa irão divulgar a possibilidade de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras na Europa e criar soluções de empresas portuguesas no Brasil para desafios do trade de turismo brasileiro, além de disponibilizar um ambiente físico de trabalho para empresas com a intenção de facilitar as ações envolvendo os dois países.

“Vamos, juntamente com a Embratur, atuar na facilitação da internacionalização de empresas brasileiras na Europa via Porto Digital Europeu e impulsionamento da internacionalização de empresas portuguesas no Brasil. Há também o programa de metodologia própria para desenvolvimento de novos negócios e conexão com empresas, entre outras atividades. A ideia é ser um ponto de apoio para essas startups na Europa”, explicou o gerente de contas do Porto Digital da Europa, João Barbosa.

Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o pré-requisito para que uma empresa atue no Porto Digital Europeu é ter participado dos editais de aceleração do EmbraturLab.

PANORAMA – Nesta edição da BTL, o estande do Brasil, organizado pela Embratur, contou com a participação de dezenas de coexpositores e estados brasileiros e tem como foco a promoção de experiências em cinco segmentos prioritários: sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo.

O espaço também disponibilizou aos visitantes óculos de realidade virtual com imagens da Amazônia Viva; cooking shows, apresentando pratos típicos de São Paulo, Maceió (AL) e Rio de Janeiro, aulas de elaboração de caipirinha.

O estande do Brasil na BTL também foi palco de ativações da campanha “Brasil for Foodies”, para a eleição do Brasil como melhor destino gastronômico da América Latina no World Travel Awards 2024, o “Oscar do Turismo”. A votação popular segue até o dia 17 de abril, pelo site www.worldtravelawards.com.

Em 2023, 182,4 mil turistas portugueses estiveram no Brasil, fazendo de Portugal o 7º maior emissor global de viajantes ao país. O número representa uma alta de 21% na comparação com 2022.

Dados da Embratur apontam que os destinos mais procurados por cidadãos lusitanos no Brasil são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu, Fortaleza e Brasília.

 

https://www.facebook.com/EmbraturBrasil/posts/pfbid034nPaVyHM8rMTPmTaH2d4C5XRBZHvy4pjyr78NgXm1NgtCUgLDRvv5BSW5wXnNjFRl

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *