Da Redação
Para apoiar as ações de combate aos incêndios florestais na região amazônica, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, solicitou reforço de bombeiros de diversos estados do Brasil.
As equipes começaram a atuar nesta sexta-feira (06) com foco na região sudoeste do Pará, na Serra do Cachimbo, reforçando a Operação Verde Brasil. A Força Nacional de Segurança Pública atua na região Amazônica desde o dia 25 de agosto.
O trabalho é realizado em duas etapas. A primeira com atuação com tropa terrestre composta por 80 bombeiros especializados em combate a incêndio florestal. Os efetivos são compostos por 30 bombeiros do Paraná, 30 do Rio de Janeiro e 20 de Minas Gerais.
Já a segunda etapa, composta pela tropa aérea com helicópteros dos estados Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O período de atuação das equipes será até 20 de setembro.
A ação do MJSP faz parte do Decreto 9.985 de 23 de agosto de 2019, que determina a Garantia da Lei e da Ordem, que em seu Art. 4º, diz que o emprego das Forças Armadas de que trata este Decreto ocorre em articulação com os órgãos de segurança pública, sob a coordenação dos Comandos a que se refere o art. 3º, e com os órgãos e as entidades públicas de proteção ambiental.
Por intermédio do MJSP/SENASP, foram recrutados bombeiros militares dos Estados do Paraná, Minas Gerais e do Rio de Janeiro para auxiliar a debelar incêndios na Amazônia. Parabéns a esses Estados que cederam bombeiros. https://t.co/jkoIwY6Zmr
— Sergio Moro (@SF_Moro) September 6, 2019