Da redação com Lusa
Um ‘bis’ de Cristiano Ronaldo permitiu hoje a Portugal dar uma volta ao resultado e vencer a República da Irlanda por 2-1, em jogo da quarta jornada do Grupo A europeu de apuramento para o Mundial2022 de futebol, disputado no estádio Algarve.
A equipe portuguesa chegou ao intervalo em desvantagem, depois de Egan ter adiantado os irlandeses, aos 45 minutos, numa primeira parte em que Portugal dispôs de uma ocasião clara para se adiantar, quando o árbitro assinalou uma grande penalidade, mas Cristiano Ronaldo falhou na conversão, aos 15 minutos.
Numa altura em que a derrota parecia inevitável, surgiu Cristiano Ronaldo, que, aos 89 e 90+6, anotou os gols que ditaram o triunfo luso.
Com esta vitória, Portugal destaca-se na liderança do grupo, com 10 pontos, mais três do que a Sérvia, que hoje não jogou, enquanto o Luxemburgo que venceu 2-1 o Azerbaijão, é terceiro, com seis, seguindo-se a Irlanda e o Azerbaijão, sem qualquer ponto.
Recorde
Cristiano Ronaldo isolou-se hoje como melhor marcador mundial de gols por seleções, ao chegar aos 111 gols, nesta partida.
No Estádio Algarve, perante a assistência de 7.865 espectadores, o ‘astro’ fez, de cabeça, o gol do empate, aos 89 minutos, após os irlandeses se terem adiantado, o seu 110.º pela seleção, ultrapassando os 109 do iraniano Ali Daei, que tinha igualado durante o Euro2020, antes de consumar a reviravolta no jogo da quarta jornada do grupo A, aos 90+6.
O capitão português, de 36 anos e recém-transferido para o Manchester United, chegou à façanha, 111 golos pela seleção, na sua 180.ª internacionalização ‘AA’, e até desperdiçou uma oportunidade soberana para bater o recorde, ao falhar uma grande penalidade, no primeiro quarto de hora.
“Este recorde é meu e é único. Faltava-me um golo e fiz dois, estou extremamente feliz”, declarou na entrevista.