Da Redação
Com a chegada do outono e inverno, há também um aumento nos casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas.
A baixa umidade, ar frio, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão de vírus, bacilos e fungos, agentes causadores das doenças típicas da estação. Gripe, rinite, resfriado são alguns exemplos. Saiba mais sobre elas e como se prevenir.
A transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados.
A gripe, entre outros sintomas, pode causar febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
A vacina contra o vírus influenza é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas do grupo prioritário – crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas a partir de 60 anos, gestantes ou com até 45 dias após o parto, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis também deverão se vacinar, mas caso não tenham cadastro no SUS terão de apresentar prescrição médica.
As vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil são:
- Fluarix Tetra – GlaxoSmithKline Brasil Ltda
- Fluquadri – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
- Influvac – Abbott Laboratórios do Brasil Ltda
- Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) – Instituto Butantan
- Vacina influenza (inativada, subunitária, adjuvada) e Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) – Medstar Importação e Exportação Ltda
- Vaxigrip – Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda
RESFRIADO – O resfriado é uma infecção viral do trato respiratório superior (nariz e garganta) e pode ser causado por vários tipos de vírus. A maioria das pessoas se recupera entre 7 e 10 dias. Os sintomas do resfriado são os mesmos da gripe, mas aparecem de maneira mais leve.
A pessoa com resfriado pode apresentar, entre outros sintomas, coriza intensa, dor de garganta, tosse, congestionamento nasal, dores no corpo ou leve dor de cabeça, espirros, febre baixa e mal-estar.
SINUSITE – A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais e pode ocorrer após o resfriado. Essa inflamação dificulta a drenagem e causa acúmulo de muco. A sinusite pode provocar congestão ou obstrução nasal, que causa dificuldades respiratórias pelo nariz, inchaço e pressão ao redor dos olhos, corrimento amarelo ou verde no nariz ou na parte posterior da garganta e dor de cabeça e facial.
OTITE – Mais comum em crianças, a otite é uma infecção no ouvido causada por uma bactéria ou vírus. Geralmente, essa infecção é resultado de uma gripe ou resfriado, por isso, é mais comum no outono e inverno. A poluição e o tabaco também são fatores de risco para a doença. Dor de ouvido – especialmente quando deitado –, perda de equilíbrio, febre, dor de cabeça, drenagem de fluido pelo ouvido e audição diminuída são alguns dos sintomas.
PNEUMONIA – A pneumonia é um processo infeccioso ou inflamatório que atinge os pulmões e é causada por bactérias, vírus ou fungos. Os sinais e sintomas da pneumonia variam e podem incluir dor no peito ao respirar ou tossir, tosse com catarro, fadiga, febre, transpiração e calafrios com tremor, náusea e dificuldade para respirar.
COMO EVITAR:
- Lavar as mãos várias vezes ao dia
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Evitar locais com aglomeração de pessoas
- Não fumar
- Usar umidificador de ar quando o tempo estiver muito seco
- Higienizar os brinquedos das crianças frequentemente
- Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes