Tradição e qualidade no atendimento à saúde compõem os 150 anos da Beneficência.
Da redação
Em 20 de julho de 1873 um grupo de portugueses fundou a Beneficência Portuguesa em Campinas. O aniversário da instituição é, portanto, bem próximo ao da cidade. Há 150 anos a Beneficência participa da história da metrópole e de sua região com tradição e qualidade no atendimento à saúde. “E este ano está sendo de comemorações e celebrações compartilhadas entre a diretoria executiva, os sócios remidos, os funcionários e toda a população que vê a Beneficência como um patrimônio”, diz o presidente da diretoria executiva, Claudio Amatte.
Já em janeiro a instituição lançou seu selo de 150 anos, estampado em todos os materiais de comunicação. O calendário de eventos do sesquicentenário prevê a entrega de bolinhos e bombons para os pacientes internados e funcionários na data oficial da fundação, nesta quinta dia 20 de julho.
E o ápice das celebrações está agendado para o mês de agosto, quando ocorrerá uma missa na Capela do hospital, acompanhada de uma exposição de objetos históricos, no dia 20. “São materiais antigos e objetos curiosos que temos em nosso arquivo histórico e vamos mostrar para a comunidade”, adianta Amatte. Haverá, ainda, um jantar na Casa de Portugal de Campinas, em data a ser agendada.
“O ano vem sendo de reverência à nossa história. Nesses 150 anos estão sendo celebrados, a qualidade no atendimento, a humanização e o acolhimento que vem sendo disponibilizados à comunidade. É um convite para que todos continuem lutando conosco pelo fortalecimento da Beneficência, que é filantrópica e precisa da ajuda da sociedade”, afirma o vice-presidente, Arly de Lara Romêo. Além de atender planos de saúde, o hospital atende pacientes SUS, com encaminhamento e de alta complexidade.
Em agosto também será lançado o livro histórico, escrito pelo jornalista e escritor José Pedro Martins, profundo conhecedor da história de Campinas. O escritor resgatou documentos antigos de vários arquivos da cidade, da instituição e entrevistou personalidades que acompanharam a história do hospital, funcionários antigos e atuais. O livro será uma imersão na história da Beneficência e mostrará todo o contexto que trouxe o hospital até os dias de hoje.
Beneficência hoje
A Beneficência Portuguesa de Campinas possui Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e faz parte de um seleto grupo de hospitais certificados em todo o Brasil. Atualmente possui 30 leitos de UTI, 10 leitos de semi-intensivos, 5 salas cirúrgicas, 146 leitos fixos. No mês, são cerca de 520 internações, 450 cirurgias e perto de 7 mil pacientes atendidos no Pronto Atendimento. Para o SUS, são 44 leitos (14 de UTI adulto e 30 leitos de Clínica Médica).
Recentemente, o hospital inaugurou seu novo serviço de tomografia, que oferece a mais alta tecnologia em imagem para procedimentos não invasivos de diagnóstico por imagem em 3D.
A Diretoria Executiva da instituição (gestão 2022 a 2025) tem o objetivo de manter a Beneficência no padrão de qualidade que vem atuando e colocar em prática projetos para elevar ainda mais o lugar do hospital na saúde de Campinas e região, como o projeto de construção e implantação da nova unidade hospitalar com 150 leitos, além da construção da Unidade Assistencial e Administrativa.