Mundo Lusíada
Divulgação CALDO VERDE >> Além do bolinho de bacalhau, o caldo verde foi outro tradicional prato típico português da festa.
|
No interior de São Paulo, a Universidade do Sagrado Coração (USC) comemorou os 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil e o dia da Comunidade Luso-Brasileira, com uma Festa Portuguesa.
Nos dias 22 e 24 de abril, a universidade localizada na cidade de Baurú apresentou uma programação variada em seu campus, entre palestras, apresentação de fado, encenação teatral e reunindo diversos quitutes típicos da culinária portuguesa.
O Dr. Abel Fernando Marques Abreu abriu a programação com a palestra “Chegada da corte ao Brasil e seus efeitos”, no Teatro Veritas, integrando a comemoração do bicentenário com a explicação dos principais acontecimentos e dos efeitos que consolidaram a independência do Brasil.
No mesmo local, os estudantes do curso Artes Cênicas da USC apresentaram a “Tuna Universitária”, uma tradicional composição portuguesa que reúne estudantes do ensino superior, tocando músicas emblemáticas ao fado e a música popular portuguesa.
No dia 24, o curso de Artes Cênicas apresentou o espetáculo “Alma Lusa” com narração intertextual e contemporânea de Camões, Fernando Pessoa e Debret, fazendo referência a Revolução dos Cravos (lembrada anualmente no 25 de Abril) e a “força e virtuosidade” dos portugueses na construção do patrimônio cultural, artístico e social da nação brasileira, divulga a organização. Segundo a diretora da apresentação, professora Áurea Galli, os episódios revividos em cena por meio da poesia, dança, música e imagem, traz breve histórico sobre a Europa da época, da chegada portuguesa no Brasil e benfeitorias trazidas por D. João VI.
Na música ambiente, canções tradicionais portuguesas embalaram a degustação da gastronomia lusa como o caldo verde, acompanhado de pão, torradas e queijos, vinhos portugueses e o famoso bolinho de bacalhau, entre outras especialidades do restaurante bauruense Bacalhau do Porto.
Localizada há 250km de Sorocaba no interior do estado, Bauru atende a comunidade portuguesa local através de instituições como a Sociedade Beneficência Portuguesa de Bauru e a Associação Luso-Brasileira de Bauru, que já reuniu mais de 3 mil pessoas em seus eventos.
A USC também marca os 200 anos da vinda da corte com artigos produzidos por professores e estudantes, publicados no site da universidade: www.usc.br.