Barroca Zona Sul lembra D.João no Sambódromo

Mundo Lusíada

Aproveitando a comemoração dos 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil, a escola Faculdade do Samba Barroca Zona Sul traz um enredo inspirado na vinda da corte portuguesa e os benefícios, sobretudo na área da arte, trazidos ao país a partir de 1808."Artistas Viajantes Num País Romântico" é o título do enredo. Além da homenagem aos 200 anos, a escola pretende abranger os 120 anos da abolição da escravatura, o 60º aniversário do MASP e a arte no geral.

A idéia da homenagem à corte foi do próprio carnavalesco Lucas Pinto. "Nenhuma escola de São Paulo se predispôs a fazer essa homenagem, será porque acham que D. João VI não veio para São Paulo? Muito pelo contrário, D. João VI veio para o Brasil e as benfeitorias que ele trouxe foram gigantescas. Ele deixou falidos os cofres portugueses, trouxe o dinheiro todo para o Brasil, é lógico que o dinheiro brasileiro, mas ele trouxe de volta. Ele veio beneficiar o Brasil" diz Lucas.

Tratando da história, o carnavalesco vai contar na avenida como Portugal tentou se reconciliar com a França de Napoleão, contratando uma Missão Artística Francesa, que se deslocou para o Brasil no século XIX e revolucionou o panorama das Belas-Artes no país, e o impacto com o tropicalismo brasileiro. "Justamente em 1922, um grupo de artistas paulistanos se juntam e criam a Semana de Arte Moderna e quebra o parnasianismo, vão contra todo àquele conceito e fazem uma grande revolução, ou seja, agora a missão artística é brasileira e vão para a Europa mostrar o que o Brasil é capaz" afirma em entrevista ao website da escola.

Sobre o Museu de Arte Moderna de SP, a escola pretende enfocar o "descaso com a arte" ao ponto do Masp "atrasar as contas de luz", e segundo ele porque "as pessoas preferem investir em coisas ridículas e idiotas e não investir na verdadeira arte. Preferem até trazer um artista internacional, pagar uma fortuna para ele, e o nosso museu, o maior acervo da América Latina, está lá entregue às moscas".

No Sambódromo, a Barroca Zona Sul vai apresentar desde a chegada da família real até a independência do Brasil. "Mostraremos em vários momentos a chegada da Imperatriz ao Brasil e quando D. João VI foi levado a Rei. Apresentaremos também o Grito do Ipiranga, tão focado e tão discutido. Vamos mostrar o Brasil histórico com certo humor, com uma certa brincadeira".

Inscrições abertasPara quem deseja participar, a Barroca Zona Sul ainda mantém vagas para algumas alas. O custo da locação da fantasia é de R$ 50,00. A escola será a última a desfilar no Anhembi na programação de domingo, dia 03 de fevereiro. A Barroca Zona Sul entra na avenida às 06h da manhã. Informações no (11) 8115-6207.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »