Da Redação
Prato típico da cozinha portuguesa, o Bacalhau Espiritual agrada também o paladar dos brasileiros. Com sabor marcante, a clássica receita lusitana harmoniza o peixe desfiado com um delicado molho preparado à base de cenoura, creme de leite e queijo parmesão. “É um prato prático de fazer e o sabor é surpreendente”, garante Saulo Santana, Chef do restaurante Camarão na Moranga. Confira a receita:
Ingredientes:
1, 200 Kg de bacalhau dessalgado ou fresco 400 gramas de batata 100 gramas de alcaparras 200 gramas de palmito 200 gramas de mussarela 100 gramas de queijo parmesão 2 xícaras de azeite 1 xícara de leite 1 colher de manteiga 1 alho poró médio 1 cenoura média 1 abobrinha média sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
1. Em uma frigideira, acrescente uma xícara de azeite e refogue o bacalhau junto com a cenoura, o alho poró e as alcaparras. Reserve. Creme e Base:
1. Colocar as batatas para cozinhar e depois descascá-las para preparar um purê. Utilize a manteiga, uma xícara de leite e sal a gosto. Reserve.
2. Cortar as cenouras que foram refogadas junto com o bacalhau, a abrobrinha e levar para pré cozinhar. Após esse processo, misturar os legumes ao purê de batatas. Reservar. 3. Corte os palmitos em rodelas, de aproximadamente um centimetro, e também adicione ao purê. 4. Para finalizar, acrescente a pimenta do reino e acerte o sal. Coloque o restante do leite para que o purê fique bem cremoso. Montagem do Prato: 1. Em um refratário, coloque o bacalhau junto com o alho poró. Em seguida, cubra com o purê de legumes, mussarela e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio, por aproximadamente 15 minutos, para gratinar. Dica do Chef: Servir o Bacalhau Espiritual com arroz branco, legumes no vapor e batata palha.
Tempo de Preparo: 1h45
Grau de dinficuldade: médio
Rendimento: 6 porções