Da redação
O Secretário português dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, além do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos, participam no Encontro da Lusofonia, dedicado ao tema “Os desafios da cooperação em contexto de pandemia”, dias 1 e 2 de julho.
O Encontro da Lusofonia é organizado pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte no âmbito do projeto “Terras da Lusofonia”, que resulta da parceria de Grupos de Ação Local portugueses com entidades do Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas.
Além da ADIRN enquanto entidade coordenadora e o Municipio de Torres Novas, vinte parceiros estão no projeto, e o encontro ocorre na Biblioteca Municipal de Torres Novas.
No painel um será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Ação Local) e as ONG dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil.
No painel dois será dada voz aos municípios, estando confirmada a presença do Presidente da Camara de Ribeira Grande, Eng. Orlando Delgado que dará testemunho da geminação do Municipio da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas, estando ainda representados outros municípios dos territórios parceiros que apresentarão as suas experiências no âmbito desta temática, abordando a cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios.
Neste painel serão ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente na área do ensino universitário, contando desde já com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.
O Painel três será dedicado a perspectivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030, com conclusões dos Grupos de Trabalho organizados no dia anterior entre os participantes, mas também com as entidades da tutela.
O projeto de cooperação Terras da Lusofonia, insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL do PDR2020, tendo como parceiros 21 entidades portuguesas (GAL – Grupos de Ação Local): ADIRN; ADDLAP; ADRIMAG; ADRIMINHO; ADL; ADRACES; ADER-AL; AVEIRO NORTE (AIDA); AVEIRO SUL (AIDA); APRODER; ADRITEM; BEIRA-DOURO; COIMBRA MAIS FUTURO; DESTEQUE; DUECEIRA; MONTE; PINHAL MAIOR; RUDE; SOL DO AVE; TAGUS; TERRAS DE SICÓ quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE; PROEMPRESA, um parceiro do Brasil, INSTITUTO GARBAGE e um parceiro de S. Tomé e Príncipe.
Entre os objetivos principais estão Implementação e animação da “Casa da Lusofonia”; Disseminação e transferência de conhecimentos e competências; Fomento de trocas culturais e comerciais; Inclusão social; Estímulo à expansão dos agentes econômicos; Apoio á criação de entrepostos comerciais; Reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação; Consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros; Promoção e divulgação dos territórios parceiros.
A participação é gratuita, e pode ser acompanhada ao direto através do link:
https://www.youtube.com/