Da Redação
Na noite de 24 de novembro, o ator brasileiro Antonio Grassi, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal, foi condecorado com a Medalha de Mérito Turístico, em homenagem que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro.
A distinção do governo português, atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo, é concedida anualmente a personalidades e organizações de todo o mundo que mais se destacaram na promoção turística do país.
“A Medalha de Mérito Turístico é uma homenagem do Turismo de Portugal e, neste caso, com o intuito de condecorar Antonio Grassi como personalidade de destaque na relação Brasil-Portugal. Considero que esta foi a melhor forma de reconhecê-lo pelo empenho demonstrado em seu trabalho para valorizar a relação histórica e cultural permanente que há entre os dois países, para além da promoção turística”, diz Cecília Meirelles.
A cerimônia de premiação contou com presença do diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Paulo Machado, além do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello, entre outras personalidades do Turismo e da Cultura e políticos brasileiros que também compareceram para prestigiar o homenageado.
No Brasil, personalidades como a apresentadora Ana Maria Braga e cantora Fafá de Belém também já foram agraciadas com a Medalha, além de entidades como, a companhia aérea TAP Brasil e a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Este ano, a Medalha de Mérito Turístico foi também designada à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).