Atividade econômica aumenta em Portugal e consumo privado estabiliza em maio

Lisboa. Foto Mundo Lusíada

Da Redação
Com Lusa

O indicador coincidente para a atividade econômica manteve em maio a trajetória ascendente dos meses anteriores, enquanto o indicador para o consumo privado continuou estável, segundo divulgou o Banco de Portugal (BdP).

No mês de maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade econômica acelerou para 2,1%, contra os 2,0% de abril, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado se manteve nos 2,1% registados desde o início do ano.

Considerando o trimestre terminado em maio, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade econômica manteve-se nos 2,0% registrados no trimestre terminado em abril, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado também estabilizou nos 2,1%.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade econômica é de 2,0% (2,1% no período homólogo de 2018), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,1% (2,5% em 2018).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são “indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconômico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »