Associações da Baixada se unem e criam agenda unificada para evitar “concorrência” nos eventos do ano

Mundo Lusíada

Momento da pisa da uva na Casa de Portugal. Foto: Ronaldo Andrade
Momento da pisa da uva na Casa de Portugal Praia Grande. Foto: Ronaldo Andrade

Ao longo dos tempos muito se falou em “organizar um calendário” em várias praças, especialmente nas maiores, como Rio e São Paulo. Mas a chamada agenda unificada não chegou na prática e acabou esquecida, por exemplo, em São Paulo, onde são muitas entidades e as distâncias (muitas vezes) são enormes, pouco se avançou nisso e a falta do calendário acaba confrontando não só as entidades mais distantes, como as mais próximas que acabam concorrendo umas com as outras.

Na Baixada Santista não foi diferente. Apesar de poucas entidades, em 2015 muito se falou de eventos marcados nos mesmos dias, uns atrapalhando os outros e isso, como se sabe, não ajuda ninguém.

Dirigentes associativos, Conselho da Comunidade da baixada, e até o Cônsul Honorário entenderam a necessidade de um consenso e se reuniram no último trimestre de 2015, quando conseguiram implementar a discutida agenda unificada, que foi aprovada e já foi elaborada para 2015 com os eventos das seguintes entidades: Tricanas de Coimbra, Casa da Madeira, Centro Cultural Português, Casa de Portugal de Praia Grande, Típico Madeirense, Portuguesa Santista, Escola Portuguesa, e ainda o Consulado em conjunto com o Conselho (esses organizam juntos, dois eventos anuais: Ativação Folclórica e Dia de Portugal).

No final de 2015, o Cônsul Armenio Mendes comentou ao Mundo Lusíada sobre as dificuldades que acabam acontecendo para ele poder comparecer sem distinção nas festas organizadas pelas casas. Segundo ele, o grande problema das entidades é a concorrência umas com as outras, quando na verdade e para o bem de todas, deveriam apoiar umas às outras para fortalecer a todas.

“Há uma semana reunimos todos os presidentes da baixada para conversar e evitar essas coisas. Criamos um calendário anual para não vermos mais essa competição porque isso incentiva as pessoas a frequentar apenas aquelas mais próximas. Então agora com a elaboração deste calendário certamente quero estar presente em todas”.

Em fevereiro e em março teremos três festas da vindima. Confira:
27/02- Casa de Portugal de Praia Grande
05/03- Associação Atlética Portuguesa de Santos
12/03 – Centro Cultural Português de Santos

Evento do Grupo Filantrópico Rosmaninho
Anote na sua Agenda: Tarde Beneficente – Dia 17/02/2016 – 15hs no Centro Cultural Português. Convites: R$ 30,00. Inf. (13) 3234-9395.

Noite de Fados na Portuguesa Santista
Os fadistas Ciça Marinho e Tiago Filipe cantam fados na Portuguesa já em janeiro, dia 22 a partir de 20h:30. Cardápio terá bacalhau, saladas, legumes, dois tipos de arroz e sobremesa. Ingressos custam R$ 80,00 (com estacionamento grátis no local). Inf. (13) 3239-4224.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *