Associação portuguesa lança Escola Superior de Ciências do Consumo no Brasil

Da Redação
Com Lusa

logo_Brasil-Portugal-bandeiraA Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) vai lançar no Brasil uma Escola Superior de Ciências do Consumo, em parceria com entidades brasileiras, e espera que esta licenciatura arranque em 2015.

A Escola Superior de Ciências do Consumo deverá ser integrada na Universidade Salgado de Oliveira, pretendendo oferecer “uma licenciatura, pós-graduações, cursos de especialização, mestrados e cursos intensivos abertos aos países lusófonos”, disse Mário Frota, presidente da APDC.

A licenciatura, ainda em fase de construção, deverá ter disciplinas das áreas das “ciências, nutrição, psicologia, sociologia, economia, gestão e direito”, de forma a dar a conhecer “as distintas vertentes da própria cadeia da produção ao consumo”, explicou.

Segundo Mário Frota, há “pouca gente preparada para acudir aos múltiplos problemas em cada um dos elos da cadeia da produção”, podendo capacitar os estudantes para integrarem os quadros “da Secretaria Nacional do Consumidor, governos estaduais, municípios ou defensorias públicas”.

Após a APDC não conseguir construir este projeto em Portugal, encetou “negociações com entidades brasileiras”, por ser um país “com um código de direito ao consumo consolidado e um universo com mais de 150 milhões de consumidores”.

O projeto deve arrancar no Rio de Janeiro, integrado na Universidade Salgado de Oliveira, podendo depois estar presente “nas extensões” que esta instituição do ensino superior tem em vários estados brasileiros.

O projeto está sendo desenvolvido com o apoio do Fórum Direito do Consumidor do Rio de Janeiro e do Centro de Estudos de Direito Europeu de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *