Por Ígor Lopes
Com Mundo Lusíada
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e 13 empresas portuguesas estão a participar naquela que é considerada “a maior feira do setor” da distribuição agroalimentar e de vinhos da América Latina, a APAS, que acontece entre os dias 15 e 18 maio, na capital paulista. São Paulo representa cerca de 29% da receita total do setor no país sul-americano.
Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “a participação na APAS, organizada em parceria com o Grupo Opal, apoia as empresas no aumento das exportações e é uma oportunidade para consolidarem presenças e estabelecerem contatos com novos parceiros, numa cidade que é conhecida por reunir importadores e distribuidores que comercializam para todos os destinos de um país de dimensão continental”.
A par das atividades que decorrem na APAS, a AEP, que organiza a participação no evento pela sexta vez, tendo sido a primeira em 2006, vai realizar dois encontros para apresentar as dinâmicas do mercado brasileiro na ótica de importação e exportação, os apoios financeiros às exportações e as relações empresariais com o Brasil. Os encontros são organizados em parceria com a Delegação da AICEP em São Paulo e com o Banco Master, parceiro do Banco BNI em S. Paulo.
Dados avançados pela AEP dão conta que “o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes, é a nona economia mundial e a primeira da América Latina. Apesar da atual contração econômica, começa a apresentar indicadores com crescimentos significativos”.
“As exportações de Portugal para o Brasil, nomeadamente de vinho, continuam a aumentar, apesar do contexto difícil que a economia mundial vive. As relações comerciais com o Brasil continuam a ser de grande importância para Portugal, quer pelos laços históricos, quer pelo atual posicionamento mundial deste mercado no setor da grande distribuição”, referiu a AEP.
Note-se que a APAS destaca-se por ser “o certame de referência para o setor da distribuição do agroalimentar e vinhos no Brasil e o maior do continente americano”. Conta com expositores e visitantes de áreas tão diversas como a logística, tecnologia, distribuição e inovação e engloba a feira e um congresso que promove o networking entre empresários, indústria e compradores de todo o mundo.
Vinhos de Portugal
No pavilhão vermelho, sob a organização e promoção dos Vinhos de Portugal, apresentará os vinhos portugueses aos profissionais do setor com a presença exclusiva de 24 Expositores/Produtores dos Vinhos de Portugal de várias Regiões, algumas das vinícolas presentes são: ADEGA DE FAVAIOS, QUINTA DA CALÇADA, SÉGUR ESTATES, SANTOS & SEIXOS WINE, BARCOS WINE, ADEGA PONTE DA BARCA, ABEGOARIA GROUP, DONA MARIA JULIO BASTOS, HERDADE DO PESO, CASA FERREIRINHA, ESPORÃO, QUINTA DO CRASTO, JOSÉ MARIA DA FONSECA, ADEGA DE CANTANHEDE, ADEGA DO REDONDO, QUINTA DA PACHECA, RIBAFREIXO WINES, REAL COMPANHIA VELHA, QUINTA DE S.SEBASTIÃO, CASA ERMELINDA FREITAS, QUINTA DO PORTAL, SANTA VITÓRIA, QUIZ WINES & SPIRITS, CAMPELO, entre outras.
Outra atração do estande dos Vinhos de Portugal este ano é o espaço chamado de FREE TASTING para os visitantes aproveitarem e conhecerem o que há de melhor na região, com a exposição de 24 rótulos de vinhos selecionados para prova. Durante toda a feira um sommelier dará apoio e estará a disposição para orientar e trazer conteúdo sobre os rótulos.
No ano de 2022 os números foram muito significativos em comparação ao 2021, altamente positivo para as exportações de vinhos portugueses. De acordo com os dados divulgados pelos Vinhos de Portugal, registrou-se um aumento na exportação, ultrapassado 941 milhões de euros, representando um crescimento de 1,52% face ao ano anterior, segundo a associação, Portugal ocupa o 3º lugar no mercado brasileiro de vinhos.
Edição 2023
Nesta 37ª edição, o evento tem o propósito de ser fonte de negócios, por meio do relacionamento com expositores nacionais e internacionais, da geração de conexões e das diversas palestras com profissionais renomados do mercado.
Para este ano, a feira conta com cerca de 850 expositores, sendo mais de 200 internacionais, distribuídos em cinco pavilhões e 78 mil m² de exposição. “A APAS SHOW é uma verdadeira fonte de negócios e uma vitrine muito importante para o segmento supermercadista brasileiro. A APAS planeja receber mais de 120 mil visitantes, sendo 70 mil CNPJs e para este ano a expectativa de negócios da feira gira em torno de R$14 bilhões”, comenta Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS.
Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a APAS SHOW 2023 reforça o conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor – desde alimentos e bebidas, incluindo tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e conteúdos relevantes para o varejista.
SERVIÇO
APAS SHOW 2023
Quando: de 15 a 18 de maio de 2023
Horários:
_de 15 a 17/05, das 12h às 20h;
_18/05, das 12h às 18h;
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP
Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê
A solenidade de abertura do evento, nesta segunda-feira, contou com governador de SP, Tarcísio de Freitas. Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo