Associação de Turismo do Porto investe meio milhão em mercados emergentes

Da Redação
Com Lusa

A sazonalidade turística no Norte vai ser combatida em 2018 com um investimento de meio milhão de euros em ações de promoção em mercados como China, Canadá ou Brasil, anunciou a Associação de Turismo do Porto e Norte.

“Numa aposta clara de promover a região [Norte] em mercados que nos possibilitam um crescimento sustentado e um combate à sazonalidade da procura do destino”, em 2018 prevê-se que a Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) invista na promoção externa um “valor superior” ao investido em 2017, que se cifra em “cerca de 400 mil euros”, disse à agência Lusa Sandra Lorenz, diretora Interina da Promoção Externa da instituição.

Para cativar os “mercados prioritários” e “emergentes”, dando-lhes a perspetiva de que o Porto é um “porto de chegada e um ponto de partida para conhecer o Douro, Minho e Trás-os-Montes”, Sandra Lorenz explicou que a promoção externa da região vai passar por investir em ações de charme e ‘fam trips’ [viagens de familiarização] junto agentes de viagem, promotores turísticos e jornalistas de “Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Holanda, EUA, Itália, China, Canadá, Polônia e Israel”.

Ao longo de 2017, a ATP realizou ações de promoção junto de agentes de viagem e promotores turísticos, como a Kuoni, Contiki e MMT-Gapnet, mas também promoveu a região junto de jornalistas de publicações do Reino Unido, Espanha, EUA, Alemanha, Brasil, ou do México, além de ter apoiado a produção de conteúdos para revistas de bordo.

“A intenção é sempre a de mostrar a região como um todo, como uma possibilidade alargada de juntar aventura, história, cultura, gastronomia, patrimônio e um sem número de possibilidades de usufruir o que de melhor podemos encontrar, quer seja como ‘backpacker’ [mochileiro], ou com o luxo da exclusividade”, explica Sandra Lorenz, lembrando que o Norte “é uma região rica em patrimônio natural e cultural” e “reconhecida pela sua excelência e pela sua forma calorosa de saber receber”.

No início deste mês, a ATP realizou uma ‘fam trip’ com 14 operadores turísticos da China, no âmbito de atividades desenvolvidas pela European Travel Comission para a preparação do Ano da União Europeia na China, que se realiza em 2018, e vai participar este ano e pela primeira vez na Feira ILTM Cannes 2017, um evento em França dedicado ao turismo de luxo, adiantou Sandra Lorenz.

Para esta responsável, “o equilíbrio da procura do destino” é o grande objetivo da ATP e a organização das ‘fam trips’ assume uma importância extrema”, nomeadamente no que se refere à criação de momentos de ‘networking’ [trabalho em rede], ímpares entre os associados e operadores e agentes turísticos de todo o mundo”, descreve acrescentou.

A ATP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995 por um conjunto de instituições com interesse no desenvolvimento da atividade turística no Porto e Norte de Portugal. A Câmara Municipal do Porto assume atualmente a presidência da direção.

A associação visa desenvolver e promover externamente o Porto e Norte de Portugal como destino turístico, contribuindo “como catalisador da imagem de prestígio e notoriedade junto dos diversos mercados internacionais”, lê-se na página oficial daquela entidade.

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