Da Redação
No último 19 de novembro, a Associação Caboverdiana do Rio de Janeiro comemorou seus 50 anos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Mesquita deu abertura a Semana de Consciência Negra no referido município e aos 16 dias de Ativismo da Mulher.
Cerca de 500 pessoas estavam presentes, e dentre elas varias autoridades locais, assim como representantes do governo de Cabo Verde. Diretores da Associação Caboverdiana do Brasil, com sede em Santo André – SP, também estiveram presentes no evento.
Após a abertura do cerimonial do evento, o grupo de dança típica da Associação Caboverdiana de São Paulo se apresentou. Seguiram-se o grupo musical Ancestrais, a cantora de samba de raiz Tereza Onã, e o cantor caboverdiano Helio Ramalho, que como os demais deixou o público eufórico.
A degustaçao da Catchupa, comida típica caboverdiana como é a feijoada para o brasileiro, também fez grande sucesso entre os presentes.
A empresa aérea TACV presenteou a Associação Caboverdiana do RJ com uma passagem aérea para Cabo Verde, que durante o evento foi sorteada entre seus associados.
4 comentários em “Associação Caboverdiana do RJ comemora 50 anos de fundação”
Parabéns a Associação Caboverdiana do Rio de Janeiro, pelos seus 50 anos.
A festa foi linda e muita alegre.
Parabenizo á todos da diretoria, pelo lindo trabalho.
Abraços.
Janete.
Venho por meio desta parabenizar a Associação Caboverdiana pela realização do evento em comemoração aos seus 50 anos de fundação no RJ. Este evento contou com varias atividades tipicas de Caboverde, em especial a dança do grupo de São Paulo e o cantor caboverdiano Helio RAmalho. Ambos deram um verdadeiro show.
Bom dia a todos.
Venho acompanhando as atividades desta Associação a Distância e cada vez mais fico interessado em conhecer Pessoalmente. Um dos fortes motivos do meu interesse é Universitário. Em anos anteriores, conhecer Cabo Verde, não era objetivo. Hoje, pesquiso esta Rica Nação e tenho interesse de conhecer vocês in locu.
Estou encontrando dificuldades para dialogar com os caboverdianos da Ilha de São Vicente. Vocês poderiam me ajudar?
Em 08/09 de janeiro estarei chegando no RJ.
Quem aí pode me ensinar a fazer “catchupa” ? Se quiser cobrar alguma coisa, o que é absolutamente normal, é só informar o valor e o número da conta bancária. Eu queria aprender a fazer a “catchupa da Ilha do Fogo”, ‘quel catchupa qui tem fabinha, fabona, um monti de carni secu, pé di porco, duedjo di porco, barriga di porco, rabo di porco, etc., etc. Si arguên conxê bongolon e fijon figuera frá’m undi ‘n ta atchá’l li na Brasil.” ‘N crê fazê quel catchupa qui és ta tchuma na Djarfogu “catchupa rico…” Bó qui stâ ler, bu podê respondem ? Obrigadu !