Assembleia do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se sexta

Açores. Foto Lusa / Eduardo Costa

Da Redação Com Lusa

A XXIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se na ilha de Santa Maria entre sexta-feira e domingo voltando a juntar, presencialmente, representantes das 16 instituições, divulgou o Governo Regional.

“Este encontro é organizado pela vice-presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e terá como principais objetivos a análise e o debate acerca dos principais desafios que as Casas dos Açores enfrentam atualmente”, descreve o Governo em comunicado.

No encontro, “participam os dirigentes das 16 instituições que se encontram sediadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Bermuda, Uruguai e Portugal”.

Antes de rumarem à ilha de Santa Maria, onde terão lugar os trabalhos plenários da Assembleia Geral, os representantes das Casas dos Açores fazem escala na ilha São Miguel.

Assim, na manhã de sexta-feira, deslocam-se à cidade da Ribeira Grande para visitarem a Praça do Emigrante, o Museu da Emigração Açoriana e a Associação dos Emigrantes dos Açores.

Durante a tarde, a comitiva desloca-se ao Palácio de Santana onde apresentará cumprimentos ao Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, José Manuel Bolieiro.

No sábado, o Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne a sua XXIII Assembleia Geral presencial, nas instalações do Museu de Santa Maria.

“Entre outros assuntos, serão abordados os projetos e desafios de cada Casa dos Açores, o papel das mesmas no apoio social à comunidade sénior e as estratégias de envolvimento da juventude nas comunidades açorianas da diáspora”, refere o Governo.

No âmbito do programa geral do encontro, realiza-se a inauguração da exposição fotográfica “Diáspora no Feminino”, da autoria da jornalista luso-canadiana Humberta Araújo, no núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria.

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, preside à sessão de encerramento da Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, no domingo, às 11:00, no salão do Clube Asas do Atlântico.

A cerimônia inclui a apresentação das conclusões da XXIII Assembleia Geral, uma homenagem simbólica ao Clube Asas do Atlântico nos 75 anos da sua fundação e a entrega das distinções do Conselho Mundial das Casas dos Açores, designadamente três medalhas de mérito e a menção “Produto Açoriano de Qualidade”.

A vice-presidência do Governo realiza ainda o lançamento do “Portal da Açorianidade”, renova os protocolos de cooperação com as Casas dos Açores, formaliza os apoios financeiros para a implementação do projeto “Juntos na Distância” e faz a entrega simbólica de bibliotecas açorianas às diferentes instituições participantes.

O Governo indica, também, que a transmissão da presidência do Conselho Mundial, da Casa dos Açores do Norte para a Casa dos Açores do Winnipeg, e a intervenção do vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, encerram os trabalhos da Assembleia Geral.

Fazem parte deste Conselho Mundial as Casas dos Açores de Lisboa, Rio de Janeiro, Hilmar, Quebeque, Norte, São Paulo, Nova Inglaterra, Ontário, Winnipeg, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Bermuda.

As recentes Casas dos Açores do Maranhão e da Madeira deverão passar a integrar oficialmente o Conselho Mundial a partir desta reunião em Santa Maria, na qual participa também a Casa dos Açores da Bahia como observadora.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi criado em 13 de novembro de 1997, na cidade da Horta.

Tem por objetivo “promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e econômicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *