Da Redação
Com Lusa
A Presidente da Assembleia da República portuguesa, Assunção Esteves, propôs aos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a criação de um programa de mobilidade para estudantes do ensino superior e profissional.
A iniciativa, que por agora se chama “Programa Pessoa CPLP”, pretende assemelhar-se ao programa “Erasmus”, que permite a mobilidade de estudantes do ensino superior dentro da União Europeia.
O programa tem como objetivo “a partilha do conhecimento e dos valores culturais na comunidade lusófona, o reforço da Comunidade como comunidade de língua e a indução de redes de estudantes e investigadores lusófonos, e a sua cooperação com empresas e centros de formação profissional”, refere o comunicado enviado aos jornalistas.
A Presidente da Assembleia da República salientou o “inegável valor estratégico” da iniciativa. “Num espaço comum, essencialmente marcado por uma língua comum e um projeto político de qualificação das democracias e entreajuda, o programa reveste-se de um inegável valor estratégico”, vincou.
Segundo a nota a ideia foi lançada pelo parlamento na Assembleia Parlamentar da CPLP, em novembro de 2013, e foi entretanto enviada à Presidência angolana da Assembleia Parlamentar da CPLP e à Presidência da CPLP.
O “Programa Pessoa CPLP” deverá ser debatido na reunião de ministros da Educação da CPLP em Timor-Leste e na cimeira de chefes de Estado e de Governo.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa inclui Portugal, Brasil, Angola, Timor-Leste, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.