As formas de preparo do Bacalhau e os vinhos para harmonizar

Da Redação

BacalhauEspiritualA estrela da mesa na comemoração de Páscoa é sempre o bacalhau, mas cada pessoa possui uma receita ou uma forma de fazer diferente. Neste momento também sempre há a dúvida com relação a harmonização: Tinto ou branco?

Para resolver essa questão, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br, explica que o peixe não é o único ponto a ser levado em consideração para a escolha do vinho que acompanhará. Seu modo de preparo – se é frito, marinado, assado, confitado, com molho ou sem – e todos os outros ingredientes influenciam no sabor, textura e no peso do prato, o que muda também as possibilidades de vinho para acompanhar.

Os Sommeliers indicam oito opções de vinhos para quatro maneiras diferentes de preparo do bacalhau.

Bacalhoada

Em linhas gerais, harmonização é a busca do equilíbrio, um sabor não pode se sobressair ao outro. A bacalhoada tradicional de páscoa, feita com pimentão, azeitona preta, cebola, azeite e mandioquinha possui bastante untuosidade que combina com o rótulo francês Mommessin Fleurie Domaine De La Presle AOC 2014 que tem taninos macios e boa acidez. Se preferir um vinho branco, os sommeliers da Wine.com.br indicam o rótulo Morgado de Sta. Catherina DOC Bucelas 2013 que é volumoso e com boa estrutura.

Bolinho de bacalhau

Por ser frito, este petisco pede um vinho fresco com notas cítricas que neutralizam a gordura do bolinho. O rótulo Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2015 tem aromas de frutas e flores e frescor marcante, além de um paladar leve e delicada presença de gás. Outra sugestão é o espumante Veuve D’Argent Blanc de Blancs Brut que é leve, tem notas delicadas de amêndoas, nozes e minerais. Segundo a Equipe de Sommeliers da Wine.com.br, este espumante ajudar a limpar a untuosidade da fritura.

Lasanha de bacalhau

Esta versão leva muitos ingredientes. Além da massa, também tem o molho de tomate com queijo parmesão e creme de leite, além de muito alho, cebola e azeite. Para aumentar a intensidade gustativa desses sabores, a sugestão é o rótulo Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2015 que além de ter um toque frutado que realça o sabor do molho, tem também boa acidez que ampara a gordura dos queijos. Já o vinho branco Sburoun Bianco Rubicone IGT 2014 agrega um sabor marcante à lasanha, tem boa complexidade aromática e paladar intenso.

Ceviche de bacalhau

O ceviche é um prato da culinária peruana fresco e bastante consumido no Brasil. O seu preparo consiste em cortar cubos de bacalhau fresco e deixá-los marinando no limão, outros ingredientes como a batata doce (acompanhamento), a cebola, coentro, pimenta e azeite são adicionados. O Espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry tem notas de frutas cítricas e acidez similar ao do prato, o que equilibra os sabores. Já o Canepa Novísimo Sauvignon Blanc 2016 é um branco leve com aromas de abacaxi, maracujá e pera, notas de limão e ervas frescas, refrescante igual o ceviche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »