Da Redação
Com Lusa
As 50 melhores tascas de Lisboa estão reunidas num livro, que será apresentado nesta quarta-feira em Portugal, e é resultado do gosto de um jornalista e um ‘best of’ das centenas de refeições que fez no último ano e meio.
Tascas, segundo o autor do livro, o jornalista Tiago Pais, são “estabelecimentos modestos que servem refeições de cozinha tradicional portuguesa a preços honestos”.
Tiago Pais, atualmente no Observador e que durante seis anos esteve na Time Out Lisboa, decidiu escrever um livro sobre tascas porque nada lhe “dá mais prazer do que entrar uma casa simples, pedir o prato do dia e acabar a roer os ossos, lamber os dedos e a molhar o pão”.
Para selecionar “As 50 melhores tascas de Lisboa”, Tiago Pais baseou-se na sua “experiência e gosto pessoal”, bem como “em centenas de refeições” que fez “no último ano e meio”.
Das 50 tascas selecionadas, sete foram distinguidas com o prémio Palito d’Ouro, uma “seleção da nata dentro da nata”.
O índice é feito por ordem alfabética, mas também por bairro. Além disso, há um índice dos pratos do dia (Bacalhau Assado, Cozido à Portuguesa e Feijoada) por dias de semana, para que os leitores saibam sempre onde e quando podem comer o prato da sua preferência.
O livro traz ainda um mapa, desenhado numa toalha de papel, com a localização de cada uma das tascas.
“As 50 melhores tascas de Lisboa” é apresentado na quarta-feira, pelas 18:00, no Zé da Mouraria.