Da Redação
O Rio pré-olímpico é inspiração e cenário para o “alter Rio”, projeto que olha a cidade além dos muros e esteriótipos. Valendo-se de recursos audiovisuais e mobilizando moradores de perfis ecléticos, de diversos pontos da cidade, o artista português Miguel Pinheiro sai em busca de outros cartões postais, novos sentidos e narrativas pautadas pelo singular microcosmos carioca. O resultado poderá ser conferido durante as Olimpíadas, numa exposição intermídia que terá lugar na Casa Porto, na Praça Mauá.
Nada escapa às lentes atentas do fotógrafo português e de sua equipe. Um esboço desse novo retrato da Cidade Maravilhosa poderá ser conferido em 18 de junho, quando o projeto será apresentado no espaço cultural Olho da Rua, em Botafogo, durante a inauguração do Festival Internacional de Cinema Shortcutz Rio de Janeiro.
O projeto, selecionado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, parte de um processo de pesquisa e registro de imagens que preza pela espontaneidade e originalidade de despretensiosas cenas do cotidiano. Segundo Pinheiro, a busca por essa nova carioquice permite a construção de uma outra materialidade. “Alter em latim significa ‘outro’. O ‘alter Rio’ é um espelho do Rio e de seus vários reflexos. É a geoficção de um Rio que se esconde. É uma última fronteira do Rio com ele próprio. A proposta é reunir facetas e nuances de um novo Rio de Janeiro. São registros de novos lugares, novos cartões postais, novas formas dos cariocas se relacionarem entre si e com a cidade.”
Rolês e plataforma online
O olhar à procura da alteridade carioca foi multiplicado por meio de oficinas de fotografia, ministradas gratuitamente por Miguel Pinheiro a moradores da cidade. Esses fotógrafos debutantes saem às ruas com missão de redescobrir o Rio. Eles se reúnem regularmente para discutir as imagens captadas e as narrativas por trás de cada cena capturada. Um rolê fotográfico acontece também duas vezes por mês. O passeio é aberto ao público. O próximo será no dia 18 e terá como foco as feiras e mercados de comércio popular do Centro do Rio. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
No site do projeto (www.10pt.org/alterRio), é possível encontrar detalhes que formam o “alter Rio”. Imagens, vídeos e testemunhos de pesquisadores e/ou gente anônima são matéria-prima para os conteúdos veiculados pelo projeto. Lançamentos futuros incluem a edição de um foto-livro e a realização de um documentário.
Serviço
Lançamento de alter Rio
(no Festival Shortcutz Rio de Janeiro)
Local: Espaço Cultural Olho da Rua
Endereço: Rua Bambina, 6 / Botafogo, Rio de Janeiro
Telefone:(21) 3178-6601
Data: dia 18 de junho (Sábado)
Horário: das 18h às 21h
Evento gratuito