Por Vanessa Sene
Campeão nacional pelo Benfica, artilheiro do campeonato português e com apresentações de gala, Jonas não é lembrado por Dunga na seleção brasileira.
O atacante brasileiro Jonas chegou ao Benfica em setembro de 2014, conquistou a titularidade e fecha a temporada 2015/2016 como um dos protagonistas do futebol europeu, com 32 gols pelo clube e artilheiro do campeonato.
Além de não ter sido chamado para a disputa de jogos das eliminatórias para a Copa da Rússia, Jonas também não foi relacionado para a disputa da Copa América que será disputada entre os dias 3 e 26 de junho de 2016 nos Estados Unidos.
Com Neymar de fora – o Barcelona não o liberou -, as chances de Jonas ter sido convocado aumentaram, no entanto, os três atacantes convocados foram Ricardo Oliveira (Santos), Gabriel (Santos) e Hulk (Zenit). Teria sido essa a última chance de Jonas na seleção? Se levarmos em conta que Ricardo Oliveira disputará a Copa América aos 36 anos, Jonas que está com 32 e brilhando no Benfica pode manter as esperanças.
Outro fator a ser considerado é o mau momento vivido pela seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas – o Brasil ocupa a sexta colocação. Quem sabe Dunga não recorra a Jonas no segundo semestre de 2016 e o aproveite na sequência dos jogos eliminatórios para a Copa de 2018.
Enquanto isso não acontece os europeus e, sobretudo os portugueses torcedores do Benfica apreciam os muitos gols do experiente atacante brasileiro.