Artesanato brasileiro presente no 1º Fórum de Artes e Ofícios Pensar o Fazer nos Açores

Ponta Delgada, Açores. Foto Mundo Lusíada

Da Redação

A brasileira Jô Masson, diretora da ONG Artesol, foi convidada para representar o artesanato do país durante a primeira edição do Fórum de Artes e Ofícios Pensar o Fazer, nos dias 02 e 03 de junho, nos Açores, Portugal.

Nesse encontro, serão discutidas formas de transformar a origem cultural e a produção ética e ecológica em sustentabilidade econômica para empresas ou comunidades ligadas ao artesanato, sua importância, seus desafios e benefícios no mundo contemporâneo.

Mestre em Gestão de Organização e Projetos Sociais no Terceiro Setor, Jô Masson é diretora da ONG Artesol há 13 anos, e será uma das mediadoras dos Fórum. A vasta experiência de Josiane enquanto articuladora social, curadora e produtora cultural é resultado de seu envolvimento em projetos relacionados à arte popular e ao artesanato brasileiro. Foi a idealizadora do projeto Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, que se tornou o maior portal de mapeamento, conteúdo e articulação do ecossistema do artesanato cultural do Brasil. O portal, que é traduzido em 55 línguas, leva o artesanato de tradição para todo o mundo.

Com apoio do governo açoriano, o Fórum Pensar o Fazer pretende gerar discussão sobre o setor e colocar a valorização das artes e ofícios tradicionais no topo da agenda. Os painéis de convidados apresentam um panorama vasto e interdisciplinar de experiências originais que vão da investigação à educação e ao turismo, e que provam que o saber-fazer artesanal pode assumir uma posição de relevo nos setores das atividades culturais e econômicas.

O evento propõe levar à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a partir de amanhã, alguns dos nomes maiores do saber-fazer nacional e internacional para debater os desafios contemporâneos que se colocam a todo o setor das Artes e Ofícios, tendo curadoria de Kathi Stertzig e Álbio Nascimento.

Outro brasileiro, orador no evento, é o designer autodidata Renato Imbroisi que tem um trabalho pioneiro no Brasil na criação de peças feitas à mão em parceria com artesãos, que realiza há mais de 40 anos em todos os estados brasileiros e em outros cantos do mundo — Japão, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Itália, Chile e outros países. Começou a pesquisar a tecelagem manual brasileira nos anos 80 e desenvolveu, intuitivamente e na prática, um método de trabalho, primeiro com tecelãs do Sul de Minas Gerais, ampliando o raio de ação para outras técnicas artesanais ao longo dos anos — definindo-se, hoje, como designer de artesanato.

SERVIÇO

1º Fórum de Artes e Ofícios – Pensar o Fazer

Data: 02 e 3 de junho

Endereço: Rua do Castilho 17-21, CX Postal 9500-042 – Ponta Delgada – São Miguel, Açores, Portugal

Site: https://handsonazores.pt/forum/

Telefone: [+351] 296 240033

E-mail: [email protected]

https://www.facebook.com/HandsOnAzores/posts/pfbid02gftZEKVGRDA7s543QhfAgtvNy2DL2ALGTRSon2oQwmbNEf3H7ffDSqkm7FQzGV7Pl?__cft__%5B0%5D=AZWGptnoB4z4QJMkhmt__4pWcA2WmvyiUNlrvaT0S5GAL10CaZgyvxJLJ9bbBzEaoLUlPXn03JlDBCMz6xUCAKxfzQ2uMbmWUDaya2vaxnOr9KSZ9dpLrpBnWWN0_HNI1cu82RRYVxVvdVZZ0QBXmbKgCa8fVHuz9-uRNO6f2_1YhSil1LUPv1Ug-JXXxt6AYTq3n869FLnLk40u7TxfQeDz&__tn__=%2CO%2CP-R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »