Debate sobre Patrimônios Culturais paulista, português e de países lusófonos.
Da Redação
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com o apoio do Consulado Geral de Portugal realizam, nos dias 14 e 15 de abril, das 14h às 17h30, no auditório da Academia de Letras, em São Paulo, uma palestra seguida de debate com os renomados arquitetos portugueses Gonçalo Byrne e Ana Tostões.
Cada profissional ministrará uma palestra a respeito de sua atuação, respectivamente nos campos da intervenção e pesquisa, seguida de mesa composta por membros da UPPH e do CONDEPHAAT para debater as possíveis relações entre o Patrimônios Culturais paulista, português e de países lusófonos.
O encontro é uma iniciativa da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH – e do CONDEPHAA em parceria com Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que tem como objetivo ser um espaço de partilha luso-brasileiro na área da arquitetura e, especialmente, fomentar a preservação, identificação e qualificação do Patrimônio Cultural no Estado de São Paulo.
O arquiteto Gonçalo Byrne é autor de vasta obra, diversificada em termos de escala, tema e programa, abarcando desde o campo do planejamento urbano a projetos para espaços públicos e edifícios, inclusive intervenções em bens classificados como Patrimônio Cultural. Com trabalho reconhecido em âmbito português e internacional, Byrne é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, e atua como professor-convidado em universidades de vários países.
Já a arquiteta Ana Tostões é atual presidente do DOCOMOMO Internacional – entidade que promove e defende a preservação de bens associados ao Movimento Modernista no mundo –, com pesquisas relativas à História da Arquitetura e da Cidade do século XX, investigando relações entre a modernidade européia, africana e americana nos países lusófonos. Tostões também é professora-associada no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Serviço
Correspondências da Arquitetura | São Paulo-Portugal
Data: 14 e 15 de abril de 2014
Local: Auditório da Academia Paulista de Letras, Lg. do Arouche, 312/324 – Metrô República – São Paulo
Inscrições gratuitas, mediante cadastro prévio pelo e-mail:
[email protected]
Vagas limitadas