Autoridades marcam presença na solenidade que teve o secretário de Estado António Braga como orador oficial Odair Sene | Mundo Lusíada
Fundado em 08 de março de 1979, o Arouca SP Clube comemorou nos dias 3 e 5 de março, seus 27 anos de vida com uma vasta programação que teve início na sexta-feira com uma concorrida Sessão Solene repleta de autoridades brasileiras e portuguesas. Entre outros destaques, o presidente Artur Andrade Pinto recebeu o atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, o qual, aliás, foi o orador oficial do evento.
O presidente do Conselho do Arouca e ex-presidente do CCP Mundial, Antonio de Almeida e Silva, também ressaltou presenças como do embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, do senador da República do Brasil, Romeo Tuma, Arnaldo Madeira, secretário especial do governador Geraldo Alckmin, o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Luís Barreira de Sousa, o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Tavares Neves, José Mota (Câmara de Espinho), Maria Fernanda Conceição, presidente da Junta de Escariz (Vila de Arouca), além de diversos presidentes e representantes de entidades e associações luso-brasileiras (co-irmãs de São Paulo e Rio).
A Sessão Solene teve como destaque as participações de figuras importantes, os quais abrangeram assuntos variados. Antonio de Almeida e Silva ressaltou a “rica” história do Arouca SP Clube como instituição das mais valorosas no universo lusíada, com 30 mil metros de área e um associativismo atuante.
Durante a sessão, homenagens foram prestadas a baluartes e colaboradores, como ao conselheiro Armênio Pina de Oliveira, Natália D’Avó, Antonio Duarte, Antonio Carlos, Ricardo Ferreira Pinto, e os convidados vindos de Portugal trocaram mimos com os arouquenses de São Paulo.
José Mota e Romeu Tuma falaram basicamente para parabenizar a entidade. Francisco Seixas da Costa, o embaixador, além de parabenizar o clube, falou da importância da embaixada estar aberta às críticas e sugestões para sempre estar melhorando seus serviços.
Autoridades na mesa: o secretário do governador Alckmin, Arnaldo Madeira, o cônsul Luis Barreira, o secretário de estado António Braga, Artur Andrade Pinto, Francisco Seixas da Costa e o senador Romeo Tuma.
António Braga, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, ressaltou as ações colocadas em prática pela pasta que comanda. Projetos foram citados visando estreitar relações com os jovens. Em termos associativos o secretário disse defender a integração das entidades para o fortalecimento de todas, “menos entidades com mais qualidade e mais fortalecidas”. A sessão foi encerrada com uma breve participação do R.F. Arouca SP Clube e um coquetel foi servido numa boa confraternização entre diretores e convidados.
As comemorações tiveram seqüência no domingo, dia 5, com uma longa programação iniciada as 11 horas, com hasteamento de bandeiras, missa na Capela do clube rezada pelo bispo Dom Joaquim Justino Carreira. O bispo é natural de Leiria (cidade próxima de Fátima), mas vive no Brasil desde o ano de 1960. O religioso rezou missa em ação de graças pelos 27 anos do clube, pelas realizações e pela capacidade dos arouquenses em confraternizar as pessoas.
A programação seguiu com almoço, apresentação folclórica com os Ranchos de S. Paulo e do Rio de Janeiro e ao final da tarde o “parabéns” e corte do bolo comemorativo. Aos convidados foi sorteado um televisor.